Ouça agora

EXPRESSO 94

com JEFERSON PERCOSKI

Geral

Inmet divulga dois alertas de tempestade no RS

Inmet divulga dois alertas de tempestade no RS
Inmet/Reprodução
  • 17/11/2023 - 12:37

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois novos alertas de risco de tempestade com granizo e vento forte para o Rio Grande do Sul. Os avisos, emitidos na madrugada desta sexta-feira (17/11), são válidos até a tarde e à noite. Os cenários de perigo, em laranja, ocorrem nas regiões Metropolitana, Norte, Noroeste, Serra, Litoral Norte, Região Central e parte da Fronteira Oeste. As informações são do site GZH.

Já o alerta mais severo, em vermelho, com validade até às 15h de sexta-feira, é para a região dos Vales, como Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari, Serra, Norte e parte das Missões. Em ambos os avisos, o Inmet chama atenção para a chance de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100mm/dia, rajadas de vento superiores a 100 km/h e queda de granizo. 

Além disso, o Inmet alerta para o risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos, transtornos no transporte rodoviário e estragos em plantação. Em caso de emergência, é necessário ligar para a Defesa Civil (199) ou para o Corpo de Bombeiros (193).