Ouça agora

STUDIO 94

com JONATAN MAGUILA

Agricultura

Preço do leite pago ao produtor acumula queda de 25% no ano

Preço do leite pago ao produtor acumula queda de 25% no ano
Foto: Divulgação Expointer
  • 29/11/2023 - 21:06

Em queda desde maio, o preço o leite pago ao produtor brasileiro acumula desvalorização de 24,8% de janeiro a outubro deste ano, chegando a 30% em 12 meses, aposta levantamento do Cepea divulgado hoje. De acordo com o Centro de Estudos, o valor médio da matéria prima atingiu R$ 1,9675 o litro em outubro na média nacional.

“O movimento de queda, que se iniciou em maio deste ano, continua sendo explicado pela maior disponibilidade interna de lácteos – tanto pelo aumento da produção doméstica quanto pelo crescimento das importações”, explica o boletim do Cepea.

Com alta de 1,4% de agosto para setembro, a captação acumula crescimento de 8,4% desde o início do ano segundo o Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) calculado pelo Cepea. As importações, por outro lado, aumentaram 26,1% no último mês, somando 1,8 bilhão de litros em equivalente leite no acumulado desde janeiro – 77,4% acima do observado em igual período do ano passado.

Diante desse cenário, o Cepea reforça a perspectiva de estabilidade das cotações nos próximos meses com possibilidade de alta em algumas regiões devido à menor captação prejudicada pelo clima e pelo estreitamento da margem dos pecuaristas.

As informações são da revista Globo Rural versão digital

Postado por Alexandre de Souza