Ouça agora

SABADÃO

com JEFERSON PERCOSKI

Agricultura

Seminário de irrigação reúne 45 municípios em Santa Rosa

Seminário de irrigação reúne 45 municípios em Santa Rosa
Deise Froelich/Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
  • 01/12/2023 - 13:10

Referência no trabalho de reservação de água e irrigação, a região de Santa Rosa promoveu nesta quinta-feira (30/11) o Seminário Regional de Irrigação, com a participação presencial de mais de 400 pessoas vindas de pelo menos 45 municípios, além de ser acompanhado virtualmente através do canal da Emater/RS-Ascar no Youtube. No evento, esteve em evidência a oportunidade de aproveitar o acumulado de chuvas do atual período para a armazenagem de água, estratégia importante para suplementação nos períodos de menor incidência de precipitações, a exemplo das estiagens que impactaram a produção agropecuária da região nos últimos três anos.

O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com Sicredi União RS ES e Hermanns Agro. O Seminário também contou com o engajamento da Fenasoja 2024, Encontro Estadual de Hortigranjeiros, Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (Amufron), Associação dos Municípios das Missões (AMM), Associação Regional dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Grande Santa Rosa e Prefeitura de Santa Rosa. O envolvimento do grande número de parcerias, segundo o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Valmir Thume, é um indicador da importância do tema para o desenvolvimento da região.

Diante da importância do tema, diversas autoridades prestigiaram o evento, entre elas o vice-prefeito de Santa Rosa, Aldemir Ullrich, o diretor técnico da Emater/RS-Ascar, Claudinei Baldissera, o presidente da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (Amufron), prefeito de Três de Maio, Marcos Vinicius Benedetti Corso, o presidente da Cooperativa Sicredi União RS ES, Sidnei Strejevitch, o diretor do Departamento de Infraestrutura e Usos Múltiplos da Água (Dinfra) da Seapi, Jacir Melo, os diretores da Hermanns Agro, Carlos e Marcos Hermanns, o coordenador da Associação Regional dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Grande Santa Rosa, Max Götz, o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Valmir Thume, e a gerente regional adjunta Ivânia Polaczinski, o presidente da Fenasoja 2024, Dário Júnior da Motta Germano e a presidente do Encontro Estadual de Hortigranjeiros, Ester Seide. Também acompanharam presencialmente a programação o gerente técnico da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, o extensionista do Escritório Central, vinculado à GET, Carlos Gabriel Nunes, assim como o assistente técnico regional Marco André Junges, que coordenou o evento, e equipes do Escritório Regional e escritórios municipais da região de Santa Rosa, assim como agricultores, instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento de diversos municípios.

Baldissera destaca que a irrigação é um tema transversal a todos os sistemas de produção e uma tecnologia que pode ser adotada em todos os municípios do Rio Grande do Sul, sendo que a região de Santa Rosa é um polo de irrigação com resultados bastante consistentes. Para avançar ainda mais, os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar estão à disposição para estudos de viabilidade e desenvolvimento de projetos técnicos.

Destaques da programação

Quem acompanhou a programação teve a oportunidade de conhecer mais sobre as possibilidades oferecidas pelo Poder Público para viabilizar estratégias de reservação de água e irrigação, assim como informações técnicas sobre o funcionamento de sistemas e apresentação de experiências.

O potencial do cooperativismo de crédito na região ficou evidenciado no painel conduzido pelo presidente do Sicredi União RS ES, Sidnei Strejevitch. Políticas públicas do Estado voltadas à Reservação de Água e Irrigação foram apresentadas pelo diretor do Dinfra, da Seapi, Jacir Melo. Já o gerente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, abordou estratégias frente às perdas de produção e papel da Instituição no Estado do RS.

Quem esteve presente também teve a oportunidade de conhecer o Projeto de Reservação de Águas Pluviais, que deve beneficiar municípios da região, e está em construção pela Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste para o enfrentamento a impactos de estiagens. O relato foi feito pelo secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Campina das Missões, Gilmar Rohden, e pelo coordenador do projeto de reservação de água da Amufron Valtemir Bruno Goldmeier.

Na programação da tarde, o público pode compreender mais sobre aspectos técnicos e de qualidade na implantação de sistemas de irrigação. Características de projetos de irrigação foram apresentadas pelo extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Alecrim, Carlos Olavo Neutzlig.

Na sequência, duas experiências de sucesso foram apresentadas: irrigação em pastagens na propriedade de Magnus e Fabiane Fritz, pelo extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, Claudemir Ames; e case de irrigação em milho na propriedade de Edemir José Zenzen e Paulo Afonso Webler, pelo extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Campina das Missões, Antônio Jung.

Com o conhecimento da prática da instalação de sistemas de irrigação, o representante da Hermanns Agro, engenheiro mecânico Marcos Hermanns, abordou normas e a qualidade que devem ser levados em conta no momento da implantação.

Por Deise Froelich/Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

Postado por Alexandre de Souza