Ouça agora

SABADÃO

com JEFERSON PERCOSKI

Geral

Tempestade deixa 13 pessoas mortas na Argentina

Tempestade deixa 13 pessoas mortas na Argentina
Telám/Reprodução
  • 17/12/2023 - 17:36
  • Atualizado 17/12/2023 - 17:42

Uma tempestade com fortes ventos deixou 13 pessoas mortas neste sábado (16/12) na cidade de Bahía Blanca, na Argentina. Conforme o gabinete do presidente argentino Javier Milei, as rajas de vento ultrapassaram os 140 quilômetros por hora, o que equivale a velocidade de um furacão de categoria 1.

De acordo com o jornal La Nación, o telhado do Club Bahiense del Norte, que celebrava um festival de skate, acabou desabando com a força dos ventos. O prefeito da cidade, Federico Susbielles, informou que os feridos foram encaminhados ao Hospital Municipal e outros clubes da região foram colocados em funcionamento como centros de evacuação para centenas de pessoas que foram forçadas a deixar suas casas devido à tempestade.

A tempestade, além dos danos ao sistema elétrico, deixou grandes dificuldades de transporte devido aos galhos, árvores, placas, postes e outros detritos que caíram nas ruas. Neste sentido, as autoridades recomendaram que os cidadãos se mantenham informados sobre a situação meteorológica através dos serviços meteorológicos nacionais. 

O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) do vizinho país explicou a tempestade foi causada pela interação entre a massa de ar frio que avançava do sul do país com uma massa de ar com características tropicais (temperatura elevada, umidade muito elevada e instabilidade) e determinadas configurações de vento (cisalhamento) que, ao cruzar em níveis médios do atmosfera, encontraram ar úmido das planícies argentinas.