Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

Clima

RS pode registrar temporais antes de nova frente fria nesta semana

Sala de Situação do RS projeta chuva, granizo e ventos fortes que podem passar dos 70 km/h na Campanha, Sul e Sudeste, nesta segunda-feira (12)

RS pode registrar temporais antes de nova frente fria nesta semana
Reprodução internet
  • 12/02/2024 - 05:11

Após dias com predomínio de sol no território gaúcho, esta semana pode ser de temperaturas mais baixas devido a chegada de uma nova frente fria, segundo a Climatempo. Mas, antes disso, a Defesa Civil do RS projeta tempestades com chuva e vento intensos entre segunda (12) e terça-feira (13), quando os índices seguirão cerca de 3ºC a 5ºC acima da média para o período.

De acordo com o órgão gaúcho, uma região de baixa pressão aliada à frente fria favorece a formação de temporais isolados, descargas elétricas, eventual queda de granizo e ventos fortes acima dos 70 km/h na Campanha, Sul e Sudeste.

Para a Climatempo, Uruguaiana, Bagé e Pelotas terão chance de chuva forte já pela manhã, intercalando momentos de melhora. Também são esperadas fortes pancadas acompanhadas de descargas elétricas e ventania em Santa Maria e Santa Rosa.

Na terça-feira (13), a chance é de tempestades em praticamente todas as regiões do RS. Com isso, há risco para transtornos devido às chuvas pontualmente intensas, os ventos que podem passar dos 80 km/h durante os temporais e eventual queda de granizo. 

Instabilidades persistem e haverá mais nebulosidade sobre a região metropolitana e litoral, com chance de chuva a qualquer momento do dia. Pode haver pancadas fortes, mas o calor se mantém.

Ainda, segundo a Sala de Situação do governo gaúcho, a quarta-feira (14) pode ser de sol entre poucas nuvens em praticamente todo o Estado. No Norte e Nordeste há condição de chuva pontualmente moderada com trovoadas.

Recomendações da Defesa Civil

  • Antes das chuvas, verifique as condições do telhado da sua casa e árvores no entorno. Adote medidas preventivas caso sejam necessários reparos.
  • Durante as chuvas, fique em segurança, retire eletrônicos da tomada e feche bem portas e janelas.
  • Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município: rotas de fuga, locais de abrigo e fontes de risco.
  • O governo do RS orienta que a população fique atenta e se cadastre no sistema de alertas meteorológicos, para prevenção. Basta enviar um SMS com o CEP para o número 40199 para, em seguida, receber a confirmação de que estará apto a receber as informações da Sala de Situação. 
  • Para qualquer emergência, a indicação do órgão gaúcho é ligar para os telefones 190 ou 193.

Postado por Paulo Marques

Fonte: GZH