Ouça agora

JORNAL DO MEIO DIA

com ELISIANE LUDWIG

Geral

Colonial entrevista autor da lei do sossego público em Santa Maria

Colonial entrevista autor da lei do sossego público em Santa Maria
  • 27/02/2024 - 22:47
  • Atualizado 28/02/2024 - 17:28

A Rádio Colonial entrevistou nesta terça-feira (27/02) o vereador Getúlio de Vargas (Republicanos) de Santa Maria, autor da lei do sossego público, que está em vigor há dois anos na cidade universitária. Nascido em Três de Maio, o vereador e delegado da Polícia Federal aposentado disse que a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas, durante todos os dias da semana, entre meia-noite e 7 passou a valer em vigor desde fevereiro de 2023. Os primeiros quatro meses foram de adaptação e de ações educativas. 

Conforme levantamento do jornal Diário, em um ano de funcionamento os órgãos de ficalização em Santa Maria já receberam mais de 100 denúncias e 116 pessoas foram multadas.

Segundo Vargas, o objetivo não é arrecadar com a aplicação de multas, mas mudar a mentalidade das pessoas. Ele contou que no início a proposta foi vista com certa desconfiança e recebeu muitas críticas, principalmente dos jovens. Ele afirma, porém, que com o passar do tempo a lei vem sendo melhor compreendida por toda a socidade santa-mariense. 

- Santa Maria é uma cidade que recebe estudantes de todo o Brasil. Eu também fui jovem e sei que eles querem se divertir. Mas é preciso regras até para garantir a segurança dos moradores. 

De acordo com a reportagem do Diário, as multas começaram a ser aplicadas em junho do ano passado. Os valores aumentam conforme reincidência, vão de R$ 217 até R$ 8,7 mil. Durante a autuação, também é feita a apreensão das bebidas (abertas ou fechadas) que estejam no local de consumo.

Getúlio de Vargas se colocou a disposição dos vereadores de Três de Maio caso aja interesse deles em conhecer a lei.

- Três de Maio é uma cidade menor, mas que também já tem seus problemas. É possível adptar a lei para o tamanho de cada cidade. Até mesmo Porto Alegre já está neste caminho também - explicou.

O que não é permitido

  • É proibido, entre meia-noite e 7h, o consumo de bebidas alcoólicas nos logradouros públicos, que incluem:
    • Avenidas; rodovias; ruas, alamedas, servidões, caminhos e passagens; ruas de lazer; calçadas; praças; ciclovias; via-férrea; pontes e viadutos
    • Hall de entrada dos edifícios e estabelecimentos comerciais que sejam conexos à via pública e que não sejam cercados
    • Pátios e estacionamentos dos prédios e estabelecimentos que sejam conexos à via pública e que não sejam cercados
    • Área externa dos campos de futebol, ginásios de esportes e praças esportivas de propriedade pública
    • Repartições públicas e adjacências
  • É proibida a produção de som audível do lado externo nos veículos automotores, em movimento, parados ou estacionados

O que é permitido

  • É permitido consumo de bebidas alcoólicas, entre meia-noite e 7h, quando houver evento autorizado ou realizado pelo poder público
  • No entorno de bares, quiosques, lanchonetes e restaurantes, nos limites de domínio do estabelecimento ou determinados pelo poder público e, desde que, a bebida seja proveniente do respectivo estabelecimento