Ouça agora

RADIOINFORMAÇÃO

com ELISIANE LUDWIG

Saúde

Ijuí pode ter Hospital do Câncer Infantil

Ijuí pode ter Hospital do Câncer Infantil
Foto: Itamar Aguiar/Secretaria Estadual da Saúde
  • 17/03/2024 - 09:17

A possibilidade de criação de um hospital do câncer infantil em Ijuí foi tema de uma reunião, na quinta-feira (14/03) entre a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e o diretor do Hospital de Clínicas do município, Douglas Uggeri.

No encontro, Uggeri apresentou à secretária o projeto para a nova unidade, que faria parte do Hospital de Clínicas, com uma área de 2.700 m² e cinco pavimentos, e contaria com ambulatório multiprofissional e uma unidade de infusão com quimioterapia. Estão previstos ainda 20 leitos para pacientes de zero a 18 anos e dez leitos de UTI pediátrica, além de um andar exclusivo para o apoio  aos familiares .

Com um orçamento de R$ 30 milhões para a construção, o hospital passaria a oferecer atendimento local a pacientes pediátricos com câncer, evitando o deslocamento a Passo Fundo, a 170 quilômetro, ou mesmo, nos casos mais graves, até Porto Alegre, distante 400 quilômetros.  O diretor do Hospital de Clínicas manifestou na reunião a intenção de buscar recursos no Ministério da Saúde para a obra.

“Existe a possibilidade de também buscarmos apoio junto ao governo federal para que no futuro tenhamos naquela região um serviço especializado”, explicou Arita Bergmann. “Não só com a oncologia, mas também atendendo a uma carência na região de leitos de UTI pediátrica”. 

O hospital também se colcou à disposição para a ampliação de serviços de  traumatologia e cirurgia bariátrica. Além da secretária da Saúde e do diretor do HCI, participaram da reunião o deputado estadual Gerson Burmann e o vereador José Ricardo Adamy da Rosa.

Por Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual da Saúde

Postado por Alexandre de Souza - Rádio Colonial