Ouça agora

RADIOINFORMAÇÃO

com ELISIANE LUDWIG

Política

Leite recebe governador de Misiones para debater ações integradas de desenvolvimento

Leite recebe governador de Misiones para debater ações integradas de desenvolvimento
Foto: Maurício Tonetto/Secretaria de Comunicação do Governo do RS
  • 20/03/2024 - 22:45

O governador Eduardo Leite recebeu, nesta quarta-feira (20/03), no Palácio Piratini, o governador da província argentina de Misiones, Hugo Passalacqua. Durante o encontro, foram abordadas ações de desenvolvimento integrado da região das fronteiras a partir de temas como turismo, infraestrutura, saúde e segurança. As estratégias deverão ser oficializadas em um memorando de cooperação entre o Rio Grande do Sul e Misiones. 

O governador destacou o interesse em estreitar ainda mais os laços com a província que fica na fronteira noroeste do Rio Grande do Sul com a Argentina, especialmente a partir da colaboração pelo desenvolvimento turístico da região das Missões Jesuíticas. Parte fundamental da história de formação do Estado, as Missões completarão 400 anos em 2026.

Leite disse que o memorando de cooperação para esse e outros temas está em fase de ajuste para ser assinado. “O turismo é uma área em que temos grande sinergia e potencial de desenvolvimento em razão da região das reduções jesuíticas, mas também trabalhamos temas como segurança nas fronteiras e ações conjuntas para questões sanitárias. Abordamos, ainda, questões sobre infraestrutura, como pontes, estradas e aeroportos daquela localidade em que possamos ter investimentos. São alguns dos pontos que estarão no memorando e que podem alavancar o desenvolvimento integrado da região”, destacou o governador.  

O documento deve incluir a incorporação da Rota Internacional dos Jesuítas à agenda cultural e turística do Rio Grande do Sul e de Misiones; colaboração logística portuária; ações conjuntas de conservação ambiental; prevenção de eventos climáticos; combate a delitos transfronteiriços; soluções de tecnologia voltadas para o agro; e conexão dos ecossistemas de inovação.

Por Thamíris Mondin/Secretaria de Comunicação do Governo do RS

Postado por Alexandre de Souza - Rádio Colonial