Ouça agora

JORNAL DO MEIO DIA

com ELISIANE LUDWIG

Agricultura

Dia de Campo sobre Culturas de Verão na Setrem atrai produtores e técnicos

Dia de Campo sobre Culturas de Verão na Setrem atrai produtores e técnicos
Emater/RS-Ascar/Divulgação
  • 25/03/2024 - 12:50

Agricultores, técnicos, estudantes e pesquisadores de 17 municípios da região Noroeste do RS participaram do Dia de Campo sobre Culturas de Verão, nesta sexta-feira (22/03), junto à unidade experimental da Faculdade de Agronomia da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem). O evento contou com a parceria da Emater/RS-Ascar, Embrapa Trigo, Sicredi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três de Maio, Sindicato Rural de Três de Maio e Associação dos Engenheiros Agrônomos do Noroeste do Rio Grande do Sul (Aenorgs).

A temática do dia de campo leva em conta a importância de grãos, como a soja, na economia, no sistema de produção e na soberania alimentar, sendo que a leguminosa está presente em mais de 773 mil hectares da Fronteira Noroeste e das Missões.

O objetivo do dia de campo, portanto, foi proporcionar informações que possam impactar na melhoria dos manejos e, consequentemente, nos resultados alcançados pela cultura na região. Diante da importância do tema, participaram diversas lideranças, entre elas o diretor geral da Setrem, Sandro Ergang, o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Valmir Thume, o vice-presidente da Sicredi Noroeste, Marcelino Colla, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três de Maio, Anísia Trevisan, o presidente do Sindicato Rural de Três de Maio, Neri Schroer, e o presidente da Aenorgs, Fabiano Soltis.

Entre os temas abordados estiveram em pauta o manejo de percevejos para alta qualidade de grãos, com a professora do curso de Agronomia da Setrem, Cinei Teresinha Riffel, controle de pragas e doenças com drones, com o professor da Setrem Valberto Muller, cultivares de soja da Embrapa Fundação Pró-sementes e Nidera, com os profissionais das empresas, e informações sobre as cultivares de soja TMG, Don Mário, e Brasmax, com técnico da Sementes Costa Beber.

Também recebeu destaque durante o dia de campo o monitoramento e controle de ferrugem asiática em soja, tema abordado pelo assistente técnico regional e pelo extensionista do Escritório Municipal, ambos da Emater/RS-Ascar, Gilmar Francisco Vione e Fábio Karlec. Diante da intensa ocorrência da doença sobre a região, alertou-se para ferramentas como do Programa de Monitoramento da Ferrugem Asiática da Soja no RS – Programa Monitora Ferrugem RS, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), por meio do qual a Emater/RS-Ascar instalou pontos de monitoramento nas regiões produtoras do Estado.

Através do Programa são implantados coletores para detecção da presença de esporos, associada às condições meteorológicas, para gerar mapas indicativos de predisposição da ocorrência da ferrugem asiática e auxiliar técnicos e produtores na tomada de decisão e adoção de medidas de manejo da doença.

Essas informações são enviadas pelos Escritórios Municipais da Emater/RS-Ascar aos produtores interessados, assim como estão disponíveis no site da Instituição, no ícone Programa Monitora Ferrugem RS.

Por Deise Froelich/Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa

Postado por Alexandre de Souza - Rádio Colonial