Ouça agora

JORNAL DO MEIO DIA

com ELISIANE LUDWIG

Saúde

Três de Maio tem primeira morte por dengue em 2024

Três de Maio tem primeira morte por dengue em 2024
Marcelo Camargo/Agência Brasil
  • 26/03/2024 - 22:19

Três de Maio registrou, nesta terça-feira (26/03) a primeira morte por dengue em 2024. O óbito foi confirmado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).

 A vítima é um homem de 71 anos. O paciente tinha doença pré-existente e faleceu no dia 20 de março.

A secretaria também confirmou a morte em decorrência da dengue de uma mulher de 37 anos, moradora de Porto Alegre. Ela não tinha comorbidades e faleceu em 19 de março. Com este óbitos, o RS chega a 42 vítimas da doença neste ano.

Três de Maio está no nível 3 de resposta do Plano de Contingência de Arboviroses (que vai de 0 a 3). Isso significa intensificar ações previstas pela Vigilância em Saúde e rede de atendimento do município, como a atenção primária, urgências e emergências, assistência hospitalar e laboratorial.

Postado por Alexandre de Souza - Rádio Colonial

Situação de emergência no RS

Até agora, são 32,9 mil casos confirmados da doença no estado apenas este ano. No mesmo período, em 2023, o Rio Grande do Sul somava 6 mil casos de dengue.

Dos 497 municípios do RS, apenas 31 não estão infestados pelo mosquito que transmite a dengue, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde. Distribuídas entre a faixa Leste e o Sul do estado, as cidades representam 6,2% do total.

O governo do RS, dada a realidade epidemiológica, decretou situação de emergência no dia 12 de março.