Ouça agora

EXPRESSO 94

com ELISIANE LUDWIG

Regional

Leite participa da abertura do Festival de Balonismo em São Miguel das Missões

Leite participa da abertura do Festival de Balonismo em São Miguel das Missões
Foto: Lauro Alves/Governo do Rio Grande do Sul
  • 27/04/2024 - 13:42

A noite de São Miguel das Missões foi iluminada pelo II Festival Internacional de Balonismo, que foi aberto nesta sexta-feira (26/04) com a presença do governador Eduardo Leite. O evento vai até domingo (28/04) com voos de balões e atrações culturais. Neste primeiro dia, o espetáculo ficou por conta do Night Glow, momento em que os balões são inflados e iluminados.

Durante a abertura, o governador falou sobre a vocação turística da região das Missões, impulsionada pela cultura e história das das reduções guaranis-jesuíticas, cujos 400 anos serão celebrados em 2026. “São Miguel tem um patrimônio histórico muito rico a partir do sítio arqueológico das ruínas jesuíticas, e agora também é iluminada por esse grande evento que é o Festival de Balonismo. Estou aqui não só para celebrar esse momento, mas também para reafirmar o compromisso do governo em apoiar as iniciativas que desenvolvam essa vocação turística, com planos de trabalho e investimentos que façam dessa região um destino turístico consolidado”, disse.

Miguel das Missões, José Roberto. O grupo também aproveitou a visita para conferir o espetáculo de luzes, que conta a história dos sete povos das missões, remetendo às origens do Estado. Ao longo de quase uma hora, as ruínas do sítio arqueológico são tomadas por efeitos de luz e som enquanto a história é narrada pela perspectiva da velha catedral, do povo tupi-guarani, dos jesuítas e dos colonizadores espanhóis e portugueses.

Thamiris Mondin - Assessoria de Comunicação do Governo do RS

Postado por Alexandre de Souza - Rádio Colonial