Ouça agora

EXPRESSO 94

com JEFERSON PERCOSKI

Saúde

SES quer saber critérios para definir municípios que vão receber vacina

SES quer saber critérios para definir municípios que vão receber vacina
Foto: Julia Prado/Ministério da Saúde
  • 28/04/2024 - 20:51

A epidemiologista Tani Ranieri, coordenadora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Estado (Cevs), da Secretaria Estadual da Saúde (SES), questionará quais foram os critérios do Ministério da Saúde para eleger os municípios gaúchos contemplados com a primeira remessa de vacinas contra a dengue. A reunião virtual com o Ministério da Saúde na manhã está marcado para as 10h desta segunda-feira (29/04.

Tani argumenta que o Ministério da Saúde escolheu todos os municípios da Região 10, mas Glorinha é um município onde a incidência é baixíssima.

- Além do mais, por que só esses municípios, se temos vários outros com situação preocupante? O ideal seria que a gente pudesse ter tido um diálogo antes de o Ministério da Saúde ter decidido os contemplados — questiona.

Três de Maio que tem 2.245 casos e oito mortes confirmadas em 2024 ficou de fora da lista de municípios contemplados com a primeira remessa das doses. Santa Rosa com 10.677 casos e nove óbitos, também.

O lote com 126 mil doses da Qdenga está previsto para chegar a Porto Alegre na terça-feira (30/04). 

Previamente o ministério informou que a escolha dos municípios foi determinada com base em três critérios principais: o ranqueamento das regiões de saúde e de municípios, o quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante) e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa.

Situação epidemiológica nas cidades que receberão doses da vacina contra dengue*

  • Alvorada: 469 casos e um óbito
  • Cachoeirinha: 1.286 casos e um óbito
  • Gravataí: 203 casos  e um óbito
  • Viamão: 185 casos e nenhum óbito
  • Porto Alegre: 1.012 casos e dois óbitos
  • Glorinha: seis casos e nenhum óbito

*Dados do painel da Secretaria Estadual da Saúde, atualizados neste domingo (28).