A Prefeitura de Três de Maio divulgou nesta quinta-feira (06/02) nas redes sociais uma nota oficial a respeito do fechamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Caetano. De acordo com o comunicado, a decisão de desativar a escola foi tomada devido ao número reduzido de alunos matriculados, sendo que as turmas são multisseriadas, o que dificulta a aprendizagem dos alunos e gera sobrecarga aos professores que atuam no estabelecimento.
Outra razão que levou ao fechamento da escola foram as precárias condições do prédio, que tem mais de 80 anos e apresenta sinais de deterioração na estrutura, oferecendo risco a segurança dos alunos e funcionários.
Os pais questionaram o fechamento da escola em reunião com a secretária municipal da Educação Gelci Asmann. Alguns manifestaram descontentamento, porém a administração municipal garantiu vagas para eles em outros estabelecimentos da rede municipal, além do transporte escolar.
Confira a nota oficial da Prefeitura de Três de Maio:
O Governo Municipal de Três de Maio vem a público informar a comunidade sobre a situação da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Caetano.
A EMEF São Caetano contava com um efetivo de 14 alunos, que estudavam em turmas multisseriadas, um modelo que, ao longo do tempo, gera sobrecarga para os professores e dificuldades de aprendizagem para os alunos, uma vez que compartilham a sala de aula com crianças de diferentes faixas etárias.
Além disso, a estrutura física da escola já apresenta sinais de deterioração. Ainda que o Governo Municipal tenha investido em melhorias, o prédio, com mais de 80 anos, oferece riscos à segurança das crianças e dos funcionários.
Diante dessas circunstâncias, decidiu-se pelo fechamento da escola. Em diálogo com a comunidade escolar da EMEF São Caetano, foram apresentados os motivos dessa decisão, bem como prestada assistência aos alunos, que foram realocados nas escolas de preferência de seus pais, garantindo-lhes um ensino de qualidade e ampliando suas oportunidades de convivência.
Quanto à logística de transporte, já estão sendo realizados ajustes no roteiro do ônibus escolar, a fim de proporcionar maior segurança e comodidade aos alunos.
O Governo Municipal de Três de Maio tem como prioridade oferecer uma educação de qualidade, um ambiente seguro e, principalmente, oportunidades de aprendizado além da sala de aula, sempre com o objetivo primordial de garantir a formação completa dos alunos da Rede Municipal de Ensino.
Sem mais para o momento, agradecemos a compreensão.
Três de Maio, 6 de fevereiro de 2025.