Parte das rotatórias de Três de Maio está sendo remodelada pela Secretaria Municipal de Gestão Urbana e Meio Ambiente. A primeira delas é a localizada na esquina das ruas Horizontina e São Paulo. A rotatória recebeu prioridade, pois será adotada por uma empresa que está fazendo um investimento nas imediações.
Quem passa pelo local já pode conferir a mudança no visual da mesma.
Conforme o titular da pasta, Rafael Reinheimer dos Santos, a remodelação será feita nas rotatórias menores, sendo a ação assim não contempla, por exemplo, a Willy Becker, que fica no encontro das avenidas Uruguai e Alberto Pasqualini e duas ruas Horizontina e Rio de Janeiro, que é a rotatória mais movimentada da cidade.
Segundo o engenheiro civil, o governo municipal buscou inspiração em outras cidades do Rio Grande do Sul, e de fora do estado, para criar a nova configuração das rotatórias.
Segundo ele, o tamanho delas continua o mesmo de antes, mas agora estão sendo instaladas barras de concreto no entorno das mesmas para evitar que condutores danifiquem a estrutura esbarrando, ou até mesmo subindo nelas com seus veículos, como vinha acontecendo.
Um dos objetivos da mudança, de acordo com o secretário, é contribuir com o embelezamento paisagístico da cidade visto que o novo modelo de rotatórias terá floreiras e com isso dará um colorido maior as vias fazendo jus ao nome de “Cidade Jardim”.
Reinheimer acredita que o trabalho deve ser concluído até o fim deste ano. A respeito de críticas sobre os gastos da prefeitura com a remodelação, o secretário afirmou que cada pasta tem seu orçamento próprio e precisa definir suas prioridades. Neste sentido, ele contou que fazia um bom tempo que já existia essa reivindicação por mudanças nas rotatórias.
Já o diretor do Departamento de Trânsito, Paulo Follmann, disse que diversas melhorias estão sendo feitas para garantir a segurança e a fluidez no trânsito da cidade.