Um mês depois de a executiva estadual do MDB aprovar uma carta de anuência, liberando o deputado federal Osmar Terra a trocar de partido sem risco de perder o mandato, o parlamentar anunciou neste domingo (19/05) que decidiu se filiar no PL de Jair Bolsonaro. A nota em que Terra confirmou sua saída do MDB tem como título “Uma trajetória com princípios não se curva a conveniências”.
Terra atribui a saída do MDB à participação do partido no governo Lula. Na nota, ele escreveu: “Não posso compactuar com o apoio ao governo Lula e tampouco com a aproximação com líderes e projetos que representam o que há de mais distante da boa gestão pública, da ética e da liberdade individual. Não sou, e nunca serei, linha auxiliar do petismo”.
Terra deve disputar uma vaga no Senado, em 2026, pelo Rio Grande do Sul.
Outro caminho no horizonte do deputado é a sucessão de Eduardo Leite no governo do estado, mas a eventual candidatura depende de arranjos com lideranças bolsonaristas.
Uma trajetória com princípios não se curva a conveniências.
Após mais de 40 anos de dedicação e lealdade ao MDB, chegou o momento de encerrar esse ciclo. Não por vaidade ou ambição pessoal, mas por coerência com os valores que sempre me guiaram: o respeito à família, à liberdade, ao mérito e à responsabilidade com o futuro do Brasil.
Foram décadas construindo pontes, debatendo ideias e defendendo os interesses do povo gaúcho e brasileiro dentro do MDB. Mas, nos últimos anos, o partido passou a trilhar um caminho que contraria frontalmente aquilo que acredito — ao apoiar governos que caminham na contramão do que defendo, tanto no Rio Grande do Sul quanto no plano nacional.
Não posso compactuar com o apoio ao governo Lula e tampouco com a aproximação com líderes e projetos que representam o que há de mais distante da boa gestão pública, da ética e da liberdade individual. Não sou, e nunca serei, linha auxiliar do petismo.
Entro agora em um novo momento, ao lado de brasileiros que compartilham do mesmo compromisso com o país. Me filio ao Partido Liberal (PL) com a tranquilidade de quem mantém intacta sua coerência e seus princípios.
Aos 75 anos, sigo com energia, experiência e determinação para continuar lutando por um Brasil melhor — onde a verdade tenha espaço, onde a liberdade seja respeitada e onde os interesses da população estejam acima de tudo.
Agradeço aos que estiveram comigo nessa longa jornada dentro do MDB. Mas é hora de seguir em frente. O futuro se constrói com coragem.”