Horário sem programação!

Política

Leite anuncia pré-candidatura à Presidência da República pelo PSD

Leite anuncia pré-candidatura à Presidência da República pelo PSD
Mauricio Tonetto/Governo do Rio Grande do Sul
  • 21/05/2025 - 20:58
  • Atualizado 21/05/2025 - 21:01

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), confirmou na terça-feira (20/05), que é pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2026. Leite se reuniu pela primeira vez com a bancada do partido na Câmara dos Deputados desde que se filiou ao ao PSD em 9 de maio, após deixar o PSDB.

- Sim, eu sou um pré-candidato à Presidência da República. Busco esse caminho. É uma aspiração legítima de quem foi prefeito, governador e quer contribuir para o melhor do Brasil - eclarou o governador em coletiva depois da reunião.

Questionado sobre uma eventual disputa interna com o governador do Paraná, Ratinho Júnior, também considerado como pré-candidato pelo presidente do PSD, Gilberto Kassab, Leite desconversou.

“Vamos estar um ao lado do outro, buscando contribuir com esse caminho alternativo. Se ele se apresentar futuramente como um candidato com maior viabilidade e for até o fim na sua aspiração, então ‘bora’, vamos juntos. Não tenho problema nenhum com isso”, disse Leite. A afirmação ressoa com outros momentos em que deu pistas de que entende Ratinho como “a frente” no processo de indicação à Presidência.

Eduardo Leite foi prefeito de Pelotas pelo PSDB entre 2013 e 2018 e é o primeiro governador reeleito do Rio Grande do Sul, saindo vitorioso das urnas em 2018 e 2022.

Com informações do jornal O Sul.