Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Geral

Gaúchos devem se preparar para nova onda de frio intensa

Gaúchos devem se preparar para nova onda de frio intensa
Foto: Alex Rocha/Prefeitura de Porto Alegre
  • 29/06/2025 - 19:38
  • Atualizado 30/06/2025 - 20:17

Os gaúchos devem se preparar para um frio rigoroso nesta segunda-feira (30/06) à medida que uma poderosa massa de ar frio que atua na Argentina avança e passa a cobrir o estado com temperatura muito baixa o dia todo. 

Essa massa de ar frio provocou neve no fim de semana em metade das províncias da Argentina. Desta forma, frio muito intenso e até extremo é esperado nas próximas madrugadas com chance de mínimas de -6ºC a -8ºC em áreas de maior altitude do Sul e dos Aparados. Haverá geada ampla. Tardes muito frias são previstas pela MetSul.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (29/06) dois alertas laranjas, que indicam fortes ventos na costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e declínio de temperatura para sete estados brasileiros até a segunda-feira (30/06). 

O alerta laranja é o segundo de maior gravidade na escala utilizada pelo Inmet, abaixo somente do alerta vermelho, e significa situação de perigo.

O primeiro alerta, de ventos costeiros, vale até as 03h da manhã de segunda-feira (30). Segundo o Inmet, o alerta indica grande movimentação de dunas de areia sobre construções da orla e vale para a Grande Florianópolis, a Região Metropolitana de Porto Alegre, o Sul Catarinense, o Sudeste Rio-Grandense, o Vale do Itajaí e o Nordeste Rio-Grandense.

Já o alerta de onda de frio vale até as 23h59 de segunda (30/06) e indica que a temperatura pode cair mais do que 5 graus Celsius (ºC) em sete estados brasileiros: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Rondônia.