Ouça agora

ESTÚDIO 94

com JEFERSON PERCOSKI

Agricultura

Hamm quer concluir até próxima semana proposta de renegociação de dívidas rurais

Hamm quer concluir até próxima semana proposta de renegociação de dívidas rurais
Foto: Vinicius Loures/Agência Câmara
  • 02/07/2025 - 19:56
  • Atualizado 02/07/2025 - 19:56

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) afirmou ao jornal Valor nesta quarta-feira (02/07) que pretende concluir na próxima semana o relatório do projeto da renegociação de dívidas de produtores rurais afetados por problemas climáticos nos últimos cinco anos. 

Segundo ele, a proposta foi nacionalizada e não será focada apenas no Rio Grande do Sul. O objetivo, com isso, é tentar viabilizar o uso de recursos do Fundo Social do Pré-Sal, por exemplo.

Hamm disse que tem reunião marcada com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), na próxima semana para tratar dessa pauta. Prefeitos e vereadores gaúchos estarão presentes. Ele estendeu o convite à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e representantes das bancadas de outras regiões, já que o projeto pretende contemplar produtores de todo o país. Ainda não há previsão de votação.

Nesta quarta-feira, o deputado se reuniu com o subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt. O economista-chefe da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Antônio da Luz, também participou do encontro.

Segundo o parlamentar, a proposta tem evoluído nos debates com o governo. Uma das mudanças, por exemplo, é no prazo da repactuação. Anteriormente, a intenção era renegociar as dívidas por 20 anos. Agora, há sinalizações de que os termos podem ser encaixados em 10 anos.

O deputado é relator do projeto de Lei 5122/2023, apensado ao PL 341/2025, que trata da securitização de dívidas rurais e está pronto para votação no Plenário da Câmara dos Deputados.

Nos últimos dias, membros do governo reforçaram a posição contrária ao projeto de securitização. A avaliação é que a proposta custará trilhões de reais, recursos que a União não tem.

As informações são do site Globo Rural.