Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Política

Trump pede para que deixem Bolsonaro em paz

Trump pede para que deixem Bolsonaro em paz
Foto: Facebool/Reprodução
  • 08/07/2025 - 21:19

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes sociais nesta segunda-feira (07/07) para publicar um post em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na Truth Social, o republicano escreveu que Bolsonaro é alvo de perseguição.

Trump disse que o Brasil está fazendo “algo terrível” no tratamento dado ao ex-presidente, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado após perder as eleições para Lula (PT) em 2022.

Sem mencionar diretamente as ações judiciais contra Bolsonaro, Trump disse que vai acompanhar de perto o que acontece no Brasil e que o ex-presidente "não é culpado de nada".

“O grande povo do Brasil não vai tolerar o que estão fazendo com seu ex-presidente. Vou acompanhar muito de perto essa CAÇA ÀS BRUXAS contra Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores”, escreveu. 

Trumpo finalizou a publicação com um apelo: “Deixem Bolsonaro em paz” (“Leave Bolsonaro alone”, em inglês).

Após a postagem de Trump, Bolsonaro agradeceu ao aliado pela mensagem, que disse ter recebido com "alegria".

O ex-presidente disse que Trump, "ilustre presidente e amigo", passou por "algo semelhante" nos Estados Unidos, tendo sido "implacavelmente perseguido".

Leia a íntegra do que disse Trump:

“O Brasil está fazendo uma coisa terrível com seu ex-presidente Jair Bolsonaro. Eu tenho acompanhado, assim como o mundo, o que vêm fazendo com ele — dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado PELO POVO.

Tive a oportunidade de conhecer Jair Bolsonaro, e ele era um líder forte, que verdadeiramente amava seu país — além disso, um negociador muito duro em questões comerciais. Sua eleição foi muito apertada e, agora, ele lidera nas pesquisas. Isso não é nada mais, nada menos, do que um ataque a um oponente político — algo que conheço muito bem! Aconteceu comigo, 10 vezes, e agora com nosso país. Esse é o processo judicial mais ‘quente’ do mundo!

O Grande Povo do Brasil não aceitará o que estão fazendo com seu ex-presidente. Estarei assistindo à CAÇA ÀS BRUXAS contra Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores, muito de perto. O único julgamento que deveria estar acontecendo é nas urnas — isso se chama eleição. DEIXEM BOLSONARO EM PAZ!”...