A Expofeira 2025, realizada de 3 e 11 de maio no Parque de Exposições Germano Dockhorn em Três de Maio, apresentou saldo positivo de R$ 292.633,24. Os números finais do evento foram divulgados nesta segunda-feira (14/07) no espaço “Tribuna Livra”, que antecede a sessão ordinária da Câmara de Vereadores.
A edição deste ano reuniu mais de 73 mil visitantes, 350 expositores e promoveu 51 eventos técnicos e 22 shows, consolidando-se como um dos maiores encontros da região.
A presidente da Expofeira 2025, Luciane Wächter, destacou os resultados financeiros e o envolvimento de todos os setores que contribuíram para o sucesso do evento. Segundo ela, a arrecadação total chegou a R$ 2.024.805,70, com destaque para a expressiva contribuição de empresas patrocinadoras e expositores, que mais uma vez demonstraram seu compromisso com o desenvolvimento da região.
“Uma das principais melhorias foi no estacionamento e nos acessos ao Parque. Ficamos muito gratos ao apoio do Poder Público nessa área, e isso se refletiu na avaliação dos expositores. Mais de 80% manifestaram interesse em participar da próxima Expo Terneira, e isso nos deixa imensamente felizes. Trabalhamos com números expressivos e, com o apoio de mais de 100 voluntários, me sinto com o dever cumprido. Podem contar comigo para os próximos eventos”, afirmou Luciane.
As principais fontes de recursos foram os patrocínios privados, de empresas e instituições no valor de R$ 660.528,00, na comercialização de espaços na faixa de R$ 463.854,27, aporte da Prefeitura/Câmara de Vereadores de R$ 400.000,00; a bilheteria (ingressos) rendeu R$ 100.221,03 e as comissões de alimentação e estacionamento, R$ 290.173,16.
Entre as principais áreas que receberam investimentos se destacam a infraestrutura (locações, energia, instalações e materiais) no valor de R$ 569.702,18, na área de Gestão administrativa e financeira: R$ 316.207,28; Shows e atrações: R$ 352.194,91; Comunicação e marketing: R$ 168.001,62; Segurança: R$ 108.648,00; Limpeza e coleta de resíduos: R$ 77.500,00; incentivo aos eventos e pavilhão da Pecuária: R$80.000,00; eventos institucionais e sociais: R$ 59.918,47, entre outras despesas.
A prestação de contas foi conduzida por Gerson Auth, diretor da Funcap, que detalhou receitas e despesas.
O presidente da Funcap, Marcelo Silveira, explicou a destinação do resultado financeiro, sendo que 70% vão para investimentos permanentes no Parque, no valor de R$ 204.000,00; 10% fica no Fundo de reserva para futuras feiras, no valor de R$ 30.000,00 e 20% é destinado para a Funcap, no valor de R$ 58.633,24.