Ouça agora

VOZ DO BRASIL

com A VOZ DO BRASIL

Justiça

MP-RS prende em Minas homem que extorquia adolescente gaúcha

MP-RS prende em Minas homem que extorquia adolescente gaúcha
  • 29/07/2025 - 21:31

O Ministério Público do Rio Grande do Sul , por meio do Núcleo de Prevenção à Violência Extrema, prendeu um homem de 21 anos no interior de Minas Gerais que praticou extorsão e obrigou uma adolescente de 17 anos a se automutilar.

Os mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão foram cumpridos nesta terça-feira (29/07), pela promotora Justiça Priscilla Ramineli, do MP-RS, e pelo assessor de segurança institucional Rodrigo da Silveira, com apoio do Gaeco de Divinópolis, do Gabinete de Segurança Institucional do Ministério Público de Minas Gerais e da Polícia Militar mineira. Foram apreendidos celular e pendrive.

Segundo o procurador de Justiça Fábio Costa Pereira, coordenador do NUPVE, o homem se aproximou da adolescente em uma rede social conhecida, a partir do interesse dela por um determinado estilo musical.

“Depois de conquistar a confiança dela, o criminoso inventou que o perfil da jovem estava sendo usado para espalhar pornografia infantil, mas que ele poderia resolver o problema. Assim, ele teve acesso aos dados da conta e deu início a uma série de ameaças, extorsão e chantagens, obrigando a adolescente a se cortar”, diz o procurador.

Fábio Costa Pereira ressalta também “que, nesse caso, a adolescente foi vítima de grooming, um aliciamento online, onde ocorre um processo de manipulação. Uma forma de aproximação que predadores utilizam pra capturar emocionalmente as suas vítimas. Ele usou uma rede social popular entre adolescentes e por interesses revelados pela vítima acabou ganhando a atenção dela e descobrindo suas vulnerabilidades”.

Fábio Costa Pereira conclui dizendo: “O homem inventou um problema, se apresentou como a solução e acabou virando uma pessoa importante para ela, quando na verdade, ele era o problema”.

A promotora de Justiça Priscilla Ramineli ressalta que podem ter outras vítimas. “O suspeito praticava graves crimes virtuais, extorquindo a adolescente para que também mandasse fotos íntimas e fizesse pagamentos via pix para que nada fosse revelado. Cybercrimes preocupantes estão sendo praticados em todos lugares, por todos tipos de sujeitos. E a ação do NUPVE é uma importante resposta a esse tipo de criminalidade”.

O caso chegou ao NUPVE após denúncia da família. O procurador Fábio Costa Pereira reafirma que o MPRS está atento a todos os casos e orienta às famílias: "prestem atenção ao que os filhos consomem no meio digital, quem são os seus amigos, e ao perceberam algo anormal nos procurem, mesmo que seja pra descartar uma eventual ameaça”.