O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual está acompanhando o prognóstico do tempo para os próximos dias, cuja previsão é de chuvas e ventos intensos que podem chegar pontualmente a 100Km/h em algumas regiões do Estado. Entre esta segunda-feira (18/08) e quarta-feira (20/08), a previsão é de chuva fraca a moderada, rajadas de vento e raios na maioria das regiões do Estado.
São esperados acumulados entre 20 e 100 mm (pontualmente superando esses valores) nas regiões Oeste, Campanha e Centro, e acumulados entre 10 e 70 mm nas demais regiões. Ainda, há a possibilidade de queda de granizo. Já a previsão hidrológica é de níveis normais em praticamente todo o Estado, com estações pontuais em atenção para inundação. Em função da previsão de chuvas, há risco de elevações em arroios, córregos e pequenos rios.
Na segunda-feira, a previsão é de chuva fraca a moderada, acompanhada de raios e da intensificação dos ventos, concentrados na região Oeste e no Litoral. Na terça-feira, a previsão é de temporais isolados, com chuva pontualmente forte, raios, possibilidade de granizo e, também, ventos intensos na maioria das regiões do Estado, que podem variar de 40 a 60km por hora. Nas regiões do extremo Sul, Costa Doce e Litoral, a velocidade dos ventos pode variar entre 50km e 80km por hora, podendo atingir, pontualmente, os 100km por hora. As chuvas podem acumular de 10 a 40 mm/dia nas regiões Oeste, Centro, Sul, nas Missões e na Campanha.
Raios e rajadas de ventos
Na quarta-feira, as instabilidades persistem com chuva moderada a forte, que podem chegar a 50 mm/dia na Costa Doce e no Litoral Médio. Além disso, são esperados raios e rajadas de vento na maioria das regiões do Estado.
Ao final deste aviso, são esperados acumulados entre 20 e 60 mm nas regiões Oeste, Noroeste, Centro, Sul, Missões, Campanha, Costa Doce e Litoral Médio.
Considerando este cenário, é importante tomar medidas de proteção e cuidado. Mantenha-se abrigado e fique atento à possibilidade de danos em telhados, quedas de árvores e de postes.