Ouça agora

RADAR 94 - ALEXANDRE DE SOUZA

com ALEXANDRE DE SOUZA

Geral

Avião usado pela Cia pousa em Porto Alegre em missão não revelada pelos EUA

Avião usado pela Cia pousa em Porto Alegre em missão não revelada pelos EUA
Foto: Reprodução/wikimedia commons
  • 19/08/2025 - 20:52
  • Atualizado 19/08/2025 - 20:57

Um Boeing 757 sem identificação externa chamou a atenção ao aterrissar no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, nesta terça-feira (19/08). A aeronave, pertencente ao governo dos Estados Unidos, é conhecida por operar em missões especiais e está frequentemente associada à CIA — a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos. 

A informação foi antecipada pelo portal especializado Aeroin e confirmado pelo jornal O Globo. A

Fraport, operadora do terminal de Porto Alegre, confirmou que o pouso do jato na tarde desta terça. O avião não exibe nenhum registro em sua fuselagem branca e é chamado no mundo militar como C-32B, um modelo modificado do Boeing 757-200. Diferente do C-32A, utilizado para transporte oficial de autoridades da Casa Branca, o C-32B é operado pelo 150º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea Americana.

O grupo é baseado em Nova Jersey, e esse avião costuma ter como função principal transportar equipes de ação rápida do Departamento de Estado, compostas por diplomatas, militares de elite e agentes de inteligência.

Apelidado de “Gatekeeper” (“Porteiro”), o avião já foi mobilizado em crises internacionais, como a explosão no porto de Beirute, em 2020, e em eventos de grande visibilidade, incluindo os Jogos Olímpicos. Equipado com sistemas avançados de comunicação, sensores e capacidade de reabastecimento em voo, o C-32B garante mobilidade e autonomia a operações sigilosas em qualquer parte do mundo.

As informações são do jornal O Globo.