O escritor Márcio Gelain lançou seu livro, para o público infantil, “A Primeira Poesia”, na sexta-feira (22/08), durante a Feira Literária e Cultural de Três de Maio. O evento, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, foi realizado de 20 a 23 de agosto, no Clube Buricá.
Em entrevista à Rádio Colonial, Gelain, que foi o autor homenageado da feira, disse que se sentiu muito feliz em retornar a Três de Maio. Foi aqui que que ele aprendeu a tomar gosto pela escrita e a sonhar com as palavras. Natural de Santo Ângelo, Gelain veio com seus pais ainda criança para a nossa cidade, onde viveu a infância e a adolescência. Atualmente, residindo em Porto Alegre, lembrou que suas primeiras publicações foram em jornais e revistas locais.
- Eu planejei tudo para que o lançamento fosse em Três de Maio, como forma de homenagear a minha cidade, e todo esse acolhimento que sempre tive aqui. Eu nunca deixei de, e mesmo longe, estar levando o nome de Três de Maio. Sinto-me muito feliz por começar a jornada desse livro aqui – contou.
Sobre o livro lançado, Rodrigo Gelain explicou que ele surgiu enquanto estava realizando uma busca das primeiras poesias que produziu. A partir disso, escreveu um poema que daria uma história infantil. Assim, ganhou vida literária a aventura de um criança curiosa que quer descobrir como as palavras nascem e do que elas são formadas. O autor fez, então, uma analogia com formigas para que a criança siga as linhas do texto como estivesse seguindo uma trilha até um formigueiro.
- Tem uma cena emblemática na qual o menino usa um escafandro para entrar no formigueiro para descobrir que dentro das palavras moram as letras. E em seu sonho de menino ele compreende algo fundamental: que cada palavra traz uma música dentro dela. E, desta forma, ele faz um questionamento filosófico: o que tem dentro da poesia. Mas isso eu vou deixar para os leitores descobrirem esse mistério – provoca o autor.
Rodrigo Gelain contou também que o lançamento estava previsto para outubro, mas como surgiu a possiblidade de fazer o mesmo na feira de Três de Maio, ele decidiu acelerar o projeto e fazer os contatos necessários com a editora e gráfica para antecipar o processo de produção. As ilustrações são da artista visual Ágatha Kreisler.