Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Eventos

Escritor Márcio Gelain lança livro infantil na Feira Cultural de Três de Maio

Escritor Márcio Gelain lança livro infantil na Feira Cultural de Três de Maio
  • 23/08/2025 - 19:17
  • Atualizado 23/08/2025 - 19:36

O escritor Márcio Gelain lançou seu livro, para o público infantil, “A Primeira Poesia”, na sexta-feira (22/08), durante a Feira Literária e Cultural de Três de Maio. O evento, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, foi realizado de 20 a 23 de agosto, no Clube Buricá.

Em entrevista à Rádio Colonial, Gelain, que foi o autor homenageado da feira, disse que se sentiu muito feliz em retornar a Três de Maio. Foi aqui que que ele aprendeu a tomar gosto pela escrita e a sonhar com as palavras. Natural de Santo Ângelo, Gelain veio com seus pais ainda criança para a nossa cidade, onde viveu a infância e a adolescência. Atualmente, residindo em Porto Alegre, lembrou que suas primeiras publicações foram em jornais e revistas locais.  

- Eu planejei tudo para que o lançamento fosse em Três de Maio, como forma de homenagear a minha cidade, e todo esse acolhimento que sempre tive aqui. Eu nunca deixei de, e mesmo longe, estar levando o nome de Três de Maio. Sinto-me muito feliz por começar a jornada desse livro aqui – contou.

Sobre o livro lançado, Rodrigo Gelain explicou que ele surgiu enquanto estava realizando uma busca das primeiras poesias que produziu. A partir disso, escreveu um poema que daria uma história infantil. Assim, ganhou vida literária a aventura de um criança curiosa que quer descobrir como as palavras nascem e do que elas são formadas. O autor fez, então, uma analogia com formigas para que a criança siga as linhas do texto como estivesse seguindo uma trilha até um formigueiro.

- Tem uma cena emblemática na qual o menino usa um escafandro para entrar no formigueiro para descobrir que dentro das palavras moram as letras. E em seu sonho de menino ele compreende algo fundamental: que cada palavra traz uma música dentro dela. E, desta forma, ele faz um questionamento filosófico: o que tem dentro da poesia. Mas isso eu vou deixar para os leitores descobrirem esse mistério – provoca o autor.

Rodrigo Gelain contou também que o lançamento estava previsto para outubro, mas como surgiu a possiblidade de fazer o mesmo na feira de Três de Maio, ele decidiu acelerar o projeto e fazer os contatos necessários com a editora e gráfica para antecipar o processo de produção. As ilustrações são da artista visual Ágatha Kreisler.