Horário sem programação!

Esportes

Volpi brilha e Grêmio empata com o Flamengo no Maracanã

Volpi brilha e Grêmio empata com o Flamengo no Maracanã
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
  • 31/08/2025 - 20:59

Em jogo fora de casa contra o líder do Campeonato Brasileiro, o Grêmio somou ponto importante pela 22ª rodada da competição neste domingo (31/08), com grande atuação da defesa. No Maracanã lotado com quase 70 mil torcedores, o Tricolor empatou em 1 a 1 com o time carioca, com gol do goleiro Tiago Volpi, de pênalti, para os gaúchos e de Arrascaeta para a equipe adversária.

Após empate com o Ceará na última rodada, o Grêmio buscava pontuar para subir posições na tabela. Contra o Flamengo, o técnico Mano Menezes pode contar com a estreia do volante Erick Noriega, recém-contratado pelo Clube.

Jogando em casa, com o maior público do futebol brasileiro neste ano, o Flamengo iniciou a partida pressionando e o Tricolor afastando o perigo de sua área, com atuações destacadas das linhas de defesa e do goleiro Tiago Volpi. Aos 13, o time gremista teve sua primeira chance, com o lateral-esquerdo Marlon. Ele tentou o chute longo, mas a bola acabou passando por cima do gol.

Na sequência, o Grêmio passou a ter mais volume e chegou novamente à área adversária. Aos 21, Braithwaite recebeu lançamento de Edenilson e tentou à distância, mas a bola desviou e ficou com o goleiro Rossi.

A resposta do Flamengo veio aos 26, em tentativa de Ayrton Lucas e de Plata, alguns minutos depois. Aos 31, oportunidade do lado gremista com Cristian Olivera, pela esquerda. Ele cortou para dentro e cruzou na área, mas o goleiro adversário se antecipou e alcançou a bola. O jogo se mantinha equilibrado.

Aos 40, os donos da casa passaram a imprimir maior pressão nos gremistas. O atacante Pedro teve duas chances seguidas, primeiro após a bola sobrar no meio da área, mas Volpi apareceu em grande defesa.

Na segunda tentativa, um minuto depois, a bola novamente sobrou para o atacante na área. Dessa vez, ele tocou por cima do goleiro Tricolor, mas Noriega chegou para afastar.

Antes do fim do primeiro tempo, o Flamengo ainda chegou com Léo Pereira, que chutou por cima da meta, aos 43. Para o segundo tempo, o Grêmio voltou sem alterações.

Nos primeiros minutos, o Flamengo manteve a postura ofensiva perante a equipe visitante. Logo aos dois minutos, Arrascaeta tentou em chute dentro da área, mas foi bloqueado por Noriega.

Nos minutos seguintes, Léo Pereira, Léo Ortiz e Saúl tiveram oportunidades, mas todos pararam na defesa gremista ou mandaram para fora. Aos 7, saiu o gol da equipe adversária. Arrascaeta tabelou com Pedro e chutou rasteiro. Flamengo 1 x 0 Grêmio.

Os donos da casa seguiram com volume de jogo e novas chances no decorrer da partida, com chegadas de Pedro e De La Cruz. Aos 14, Mano Menezes fez suas primeiras substituições: o meio-campista Cristaldo entrou no lugar do atacante Braithwaite e o atacante Aravena no lugar de Cristian Olivera.

Logo em sua primeira jogada em campo, Aravena recebeu pela esquerda e chutou cruzado, mas a bola foi para fora. Nos lances seguintes, foi o Flamengo que levou perigo, com Samuel Lino, em cabeceio, e com Léo Pereira, aos 17, também em jogo aéreo, mas Volpi fez mais uma defesa incrível, em dois tempos, e impediu o gol adversário.

Após tentativa de falta dos flamenguistas, com De La Cruz mandando por cima do travessão, o técnico gremista fez nova alteração, com o atacante Pavón entrando no lugar do meio-campista Edenílson. E na sequência, aos 32, mais duas mudanças: o zagueiro Wagner Leonardo entrou no lugar do atacante Carlos Vinícius e o atacante André Henrique no lugar do volante Dodi.

Aos 37, as tentativas do Grêmio surtiram efeito. Em cruzamento de Pavón, o lateral Ayrton Lucas tocou com a mão na bola dentro da área e o juiz marcou pênalti. O goleiro Tiago Volpi foi para a cobrança, perfeita, e entrou para a história como o terceiro arqueiro a marcar gol pelo Tricolor. Flamengo 1 x 1 Grêmio.

O Flamengo ainda tentou aos 48, com Samuel Lino, mas o Grêmio conseguiu segurar as investidas do dono da casa e somou um ponto valioso na sua trajetória pelo Brasileiro. Com o resultado, o Tricolor fica na 11ª posição na tabela, com 26 pontos.

O próximo adversário do Clube será o Mirassol, no sábado, 13, às 16h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. A partida será válida pela 23ª rodada do Nacional.