Diante da expressiva quantidade de ciclistas, principalmente adolescentes, que circulam nas calçadas de Três de Maio, muitas pessoas manifestaram à Rádio Colonial dúvida se a prática encontraria amparo legal. Há queixas de que muitos deles andam em velocidade e até mesmo fazendo manobras que colocam em risco a segurança dos pedestres.
A resolução nº 996, de 15 de junho de 2023, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) permite a circulação de bicicletas em áreas de pedestres. No entanto, é preciso que os municípios regulamentem a norma que vale em todo o país, de acordo com as realidades locais. Entre as definições que cabem às prefeituras estão as calçadas ou trechos onde serão autorizados o trânsito de bicicletas e o limite de velocidade.
A Colonial conversou com o diretor do Departamento de Trânsito, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Paulo Follmann, para tratar do assunto. Segundo ele, em nosso município está sendo realizado um levantamento das calçadas para se definir em quais será autorizada a circulação de bicicletas. A pasta então vai um projeto de Lei à Câmara de Vereadores para regulamentar a resolução do Contran.
Enquanto isso, os ciclistas devem circular nas avenidas e ruas no mesmo sentindo do fluxo dos demais veículos. Em entrevista à Colonial, o comandante do 1º Pelotão da 3ª Cia do 4º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, tenente Eduardo Albuquerque, recomenda aos ciclistas que não se sentem seguros nas ruas, que para andarem nas calçadas desçam das mesmas e caminhem empurrando as bikes, como se fossem pedestres. Desta forma, não estarão colocando em risco à segurança dos demais usuários do passeio público.