O Dia C é um movimento nacional coordenado pelo Sistema OCB que estimula cooperativas de todo o país a promoverem ações voluntárias de impacto social. Em 2025, a celebração ganha ainda mais relevância por ocorrer durante o Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela ONU com o tema “Cooperativas constroem um mundo melhor”.
Como atividade institucional, pelo terceiro ano consecutivo, a Cotrisal promoveu uma campanha de doação de sangue, reforçando o compromisso da cooperativa com a solidariedade e o bem-estar das comunidades em que atua.
A ação iniciou no dia 28 de agosto, coincidindo com o Dia Nacional do Voluntariado, e reuniu 50 voluntários entre colaboradores e associados de Sarandi, Nova Boa Vista e Barra Funda. A cooperativa disponibilizou transporte gratuito até Passo Fundo, onde as doações foram realizadas no Hemopasso e no Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo.
Já no dia 3 de setembro, colaboradores das unidades de Três de Maio, Independência, Esquina Araújo, Maurício Cardoso, Alegria e Horizontina se mobilizaram para doar sangue no Hemosar, em Santa Rosa.
Durante a campanha, a coordenadora de captação de doadores do Hemopasso, Alexandra Mazoca, destacou a importância da iniciativa: “Gostaria de agradecer à Cotrisal pela iniciativa e aos voluntários que participaram. O Hemocentro atende 47 hospitais em mais de 150 municípios da região, e ações como esta são fundamentais para manter os estoques em níveis adequados, especialmente nesta época do ano, quando as doações caem até 40% por conta do frio e das doenças sazonais. Uma única doação pode salvar até quatro vidas.”
Sarandi celebra o Dia C com união, solidariedade e espírito cooperativo
No último sábado, 30 de agosto, a Rua Coberta de Sarandi se transformou em um grande palco de cooperação e solidariedade. A cidade viveu intensamente o Dia C – Dia de Cooperar, um movimento nacional que tem como propósito mobilizar cooperativas, entidades e a comunidade em ações voluntárias capazes de transformar realidades.
A edição deste ano ganhou ainda mais significado por marcar o Ano Internacional das Cooperativas, sob o tema “Cooperativas constroem um mundo melhor”.
Caminhada da Cooperação abre a programação
A programação iniciou com a Caminhada da Cooperação, que percorreu as principais ruas da cidade, levando a mensagem da união e da coletividade. Em seguida, a Rua Coberta foi tomada por atividades para todas as idades, unindo entretenimento, cultura e solidariedade.
Entre as ações, estiveram a entrega de mudas de árvores, a arrecadação de alimentos e itens de higiene destinados a entidades locais, além de apresentações culturais, incluindo a participação de alunos da APAE. Crianças e famílias também aproveitaram brinquedos infláveis, distribuição de pipoca, algodão doce e uma grande mateada que reforçou o espírito de convivência.
Cooperação que une instituições e pessoas
O evento foi organizado por um grupo de cooperativas que representam diferentes setores da economia e da vida comunitária: Aurora, Cooperalfa, Cooperativa Escolar Uniflor, Coprel, Cotrisal, Cresol, Sicoob, Sicredi e Unimed Região da Produção.
O movimento contou ainda com o apoio de diversas instituições locais que compartilham os mesmos valores de solidariedade e desenvolvimento coletivo, entre elas: ACISAR, Cesurg, Emater, ervateiras Cristalina, Galponeira e Prenda e Peão, JCI, Lions Clube, Rotary Clube, UPF, Prefeitura de Sarandi e a Companhia Teatral Sonharte.
Um futuro semeado pela solidariedade
Mais do que um evento festivo, o Dia C em Sarandi mostrou que cada gesto de solidariedade é capaz de multiplicar esperanças. O envolvimento das cooperativas, entidades e comunidade deixou claro que a cooperação é um caminho real para construir uma sociedade mais justa e humana.
Ao celebrar em 2025 o Ano Internacional das Cooperativas, Sarandi mostrou que já é exemplo vivo dessa força transformadora. Afinal, como destacou o lema global: “Cooperativas constroem um mundo melhor” — e em Sarandi, esse futuro começou a ser cultivado, sorriso por sorriso, gesto por gesto.
A Cotrisal, desenvolveu diversas ações em conjunto com outras cooperativas, confira:
Filial: Chapada
Ação: Entrega de mudas de árvores frutíferas e nativas
Data: 30/08
Parceiros: Cotrisal, Cresol, Coagril, Sicoob e Sicredi.
Filial: Boa Vista do Buricá
Ação: Juntos pelo cooperativismo
Data: 30/08
Parceiros: Cotrisal, Cotricampo, Cotrimaio, Auriverde, Sicredi, Cresol, Sicoob e Unitec.
Filial: São Pedro das Missões
Ação: Cinema na praça
Data: 30/08
Parceiros: Cotrisal, Sicredi, Cresol, SESC e Prefeitura Municipal de São Pedro das Missões.
Filial: Sagrada Família
Ação: Brincando para transformar - Arrecadação de Brinquedos: No espírito do Dia C cooperativas se uniram na campanha de arrecadação de brinquedos para a creche municipal de Sagrada Família EMEI Recanto Feliz. Essa ação visa valorizar ainda mais os 7 princípios do cooperativismo para a comunidade onde as cooperativas estão inseridas.
Data: 30/08
Parceiros: Cotrisal, Sicredi e Cresol.
Filial: Cerro Grande
Ação: Serão adquiridos alguns livros da Coleção Vaga-Lume e doados à escola municipal Érico Veríssimo.
Data: 03/09
Parceiros: Cotrisal, Cresol e Sicredi.