Horário sem programação!

Geral

EUA não descartam uso de força militar em caso de condenação de Bolsonaro

EUA não descartam uso de força militar em caso de condenação de Bolsonaro
Foto: Casa Branca/Reprodução
  • 09/09/2025 - 22:43
  • Atualizado 09/09/2025 - 22:44

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse nesta terça-feira (09/09) que o governo de Donald Trump está disposto a "usar meios militares" para "proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo" em referência a uma eventual condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O repórter Michael Shellemberger, do site Public News, perguntou se Trump estava "considerando ações adicionais, dado que parece que vão resultar em uma condenação contra o presidente Bolsonaro, impedindo-o de concorrer?" A porta-voz então disse:

"O presidente [dos EUA, Donald Trump] não tem medo de usar meios econômicos nem militares para proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo."

"A liberdade de expressão é a questão mais importante dos nossos tempos. Presidente Trump leva isso muito a sério, e por isso tomamos ações contra o Brasil", completou Leavitt.

No entanto, a porta-voz disse também que, no momento, "não há nenhuma ação adicional" contra o governo brasileiro.

A Embaixada dos EUA no Brasil repostou a fala de Leavitt.

Sem citar os EUA, o Itamaraty publicou uma nota condenando "o uso de sanções econômicas ou ameaças de uso da força" contra a democracia brasileira.

"O primeiro passo para proteger a liberdade de expressão é justamente defender a democracia e respeitar a vontade popular expressa nas urnas. É esse o dever dos três Poderes da República, que não se intimidarão por qualquer forma de atentado à nossa soberania", diz o comunicado.

"O governo brasileiro repudia a tentativa de forças antidemocráticas de instrumentalizar governos estrangeiros para coagir as instituições nacionais."

As informações são do portal g1.