Em uma manhã de sábado de céu nublado e marcada pela emoção e pelo orgulho gaúcho, o Desfile Farroupilha deste 20 de Setembro celebrou o tradicionalismo e a cultura gaúcha.
O desfile foi promovido pelo CTG Tropeiros do Buricá e levou para as avenidas Uruguai e Santa Rosa muitas crianças que participam das invernadas artísticas da entidade e do projeto O CTG Vai à Escola.
Um número expressivo de cavaleiros desfilou do Centro da cidade até a entidade tradicionalista.
O público que assistiu o evento se estendeu ao longo da Uruguai. Muitas pessoas levaram o chimarrão junto para saborear a bebida símbolo do RS, devidamente trajadas com a tradicional pilcha gaúcha.
Os Festejos Farroupilhas celebram anualmente a Revolução Farroupilha (1835–1845), um movimento marcante na identidade política e cultural do Rio Grande do Sul. Para a edição de 2025, a Comissão Organizadora definiu como tema “Ondas curtas para uma história longa – O centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa”, prestando homenagem aos 100 anos de nascimento do comunicador e declamador Darcy Fagundes e celebrando sete décadas do emblemático programa de rádio “Grande Rodeio Coringa”.
A programação da Semana Farroupilha prosseguiu no CTG de Três de Maio, onde foi celebrada missa crioula, servido churrasco assado na vala, apresentação das invernadas artísticas e tarde musical-dançante.