Ouça agora

ESTAÇÃO 94,7

com JEFERSON PERCOSKI

Saúde

Câncer de intestino é tema da I Jornada Oncológica Multiprofissional do Vida & Saúde

Câncer de intestino é tema da I Jornada Oncológica Multiprofissional do Vida & Saúde
Foto: Câmara Municipal de Afonso Cláudio (ES) via Agência Brasil
  • 23/09/2025 - 21:24
  • Atualizado 23/09/2025 - 21:29

O Hospital Vida & Saúde de Santa Rosa vai promover um evento técnico sobre o câncer de intestino. O tema será abordado por especialistas na I Jornada Oncológica Multiprofissional, que ocorre próximo dia 30, no Centro Cívico e Cultural Antônio Carlos Borges.

Com uma ampla programação, a jornada reunirá profissionais médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais que integram a rede de cuidado.  O objetivo é promover atualização científica, integração entre equipes multiprofissionais e incentivo à prevenção e ao diagnóstico precoce da doença.

O evento é aberto a profissionais da saúde, estudantes e comunidade em geral, reforçando o compromisso do Hospital Vida & Saúde em difundir conhecimento e ampliar o cuidado em oncologia na região.

A mortalidade por câncer colorretal deve crescer 36,3% nos próximos 15 anos no Brasil. A projeção está no 9º volume do Boletim Info.oncollect, da Fundação do Câncer, divulgado em agosto deste ano. Segundo o estudo, o crescimento dos óbitos entre os homens será de 35% até 2040 e, entre as mulheres, de 37,63%. A Região Sudeste deverá ter um aumento de 34% nos óbitos e também irá concentrar o maior número absoluto de mortes. 

Os dados mostraram que a maioria dos diagnósticos acontece em fases muito avançadas da doença. De acordo com o levantamento, 78% das pessoas que vieram a óbito no país foram diagnosticadas já nos estágios três ou quatro, o que reduz drasticamente as chances de cura.

Segundo os responsáveis pela pesquisam muitas vezes a doença se desenvolve de forma lenta, a partir de pequenos pontos que ao longo de anos podem se transformar em câncer. Além de sangue nas fezes, os sinais de alerta incluem mudanças do hábito intestinal, como as fezes em fita ou diarreicas, dores abdominais persistentes e perda de peso sem causa aparente. 

Os cânceres de cólon e reto, que atingem o intestino, são os terceiros mais frequentes do Brasil, com cerca de 45 mil novos registros por ano, de acordo com a estimativa do Instituto Nacional do Câncer para o triênio de 2023 a 2025.