O Governo Municipal de Três de Maio, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Estratégia e Inovação, está conduzindo desde julho, o processo de mapeamento de fluxos, parametrização e configuração do novo sistema de Protocolo Digital e Assinatura Digital para toda a Administração. Com as etapas técnicas em andamento junto à Abase Sistemas, os treinamentos com os servidores tiveram início no começo de setembro. A previsão é de entrada em operação em 29 de setembro, quando o trâmite dos processos internos passa a ocorrer de forma 100% eletrônica.
“Esta é uma agenda de governo idealizada desde nosso primeiro mandato, na metade deste ano começamos e execução por etapas. Estamos modernizando rotinas para reduzir burocracia, acelerar prazos e aumentar a transparência, com foco no cidadão.” destaca o prefeito Marcos Corso.
Assinatura digital: o que muda
â Validade jurídica e segurança: documentos assinados digitalmente, com integridade e autenticidade garantidas.
â Menos papel e deslocamentos: assinaturas realizadas no próprio sistema, de qualquer lugar.
â Agilidade e rastreabilidade: despachos e autorizações muito mais rápidos, com trilha completa de auditoria.
“Estruturamos governança, dados e segurança para o protocolo e a assinatura digital. Inovação não é só tecnologia: é gente, método e melhoria contínua, padronizamos fluxos, integramos áreas e estamos trabalhando para colocar o cidadão no centro.” afirma Michel Lenz, secretário de Gestão Estratégica e Inovação.
Benefícios do protocolo digital
â Abertura e acompanhamento online dos processos, com número de protocolo e histórico completo.
â Transparência e controle aprimorados por relatórios e indicadores de gestão.
â Economia e sustentabilidade com forte redução de impressões e logística interna.
â Melhor atendimento ao cidadão: solicitações e anexos remotos serão liberados gradualmente.
Implantação por etapas (cronologia)
â Julho — Início do mapeamento de processos e configurações do sistema.
â Agosto/Setembro — Parametrizações finais e treinamentos com as equipes.
â 29 de setembro — Início da operação (protocolos internos e ASSINATURA DIGITAL para documentos estratégicos).
â Fases seguintes — Abertura gradual ao cidadão para protocolos externos, manuais de uso e melhoria contínua (integrações, painéis e auditoria).
Compras públicas também no digital
Em paralelo, o processo de compras da Prefeitura está sendo digitalizado. Requisições, cotações, pareceres e fases de contratação passam a tramitar em ambiente eletrônico, com mais controle, compliance e previsibilidade, ampliando a transparência das aquisições públicas.
Na prática, essa digitalização do processo de compras reduz retrabalho, padroniza e controla prazos com trilhas de auditoria, fortalece a governança documental em um repositório unificado, dá visibilidade por meio de indicadores de desempenho para a tomada de decisão e viabiliza assinaturas eletrônicas sem filas, integrando áreas, eliminando gargalos e acelerando a execução administrativa.
A Prefeitura reforça que se trata de um processo contínuo e por etapas, iniciado em julho, com comunicação prévia a servidores e à população e suporte durante a transição. Importante: o atendimento presencial no protocolo será mantido, garantindo acolhimento e orientação aos cidadãos que tenham dificuldades com o uso de tecnologias ou que prefiram realizar seus pedidos de forma presencial.
Como parte do plano de inclusão digital, o Governo Municipal estuda instalar um totem de autoatendimento no saguão da Prefeitura. O equipamento permitirá que os cidadãos realizem protocolos digitais no local, com apoio assistido de servidores quando necessário, garantindo acessibilidade e segurança no uso do sistema. Além de ampliar o acesso, o totem servirá como mecanismo de conscientização e treinamento prático da população para os novos serviços digitais.