Ouça agora

EXPRESSO 94

com ELISIANE LUDWIG

Geral

Morre aos 82 anos Luiz Cesar Fasolo, narrador esportivo da Colonial

Morre aos 82 anos Luiz Cesar Fasolo, narrador esportivo da Colonial
  • 15/10/2025 - 13:44
  • Atualizado 15/10/2025 - 14:12

- Goooll do Botafogol! Goooll do Oriental!

Durante as décadas de 80 e 90 os torcedores dos clubes de futebol de Três de Maio se emocionavam com o potente grito de gol nas memoráveis narrações esportivas de Luiz Cesar Fasolo na Rádio Colonial, naquela época operava no AM, na frequência de 1460 kHz. Não se sabe com exatidão quantos, mas inúmeros jogos foram transmitidos com emoção e fidelidade ao que acontecia dentro dos gramados, nos quais os jogadores da dupla Bo-Tal defendiam as cores de suas camisas com bravura e galhardia, fosse nos estádios Municipal, Estrelão ou Reinoldo Selzler (ou como a torcida chamada a baixada do Oriental), ou qualquer outro campo pelo Rio Grande afora. Foi a voz de Fasolo que fez com que gerações de torcedores vibrassem um gol do seu time do coração ou lamentassem um tento sofrido.

Durante este período longo, Luiz Cesar Fasolo chefiou o departamento de esportes da Rádio Colonial. Além de comandar as jornadas esportivas da equipe de esportes 14, 60, também produziu e apresentou o programa esportivo da emissora em duas edições diárias, uma ao meio-dia e outra no fim das tardes. Antes disso, ele foi jogador e técnico do Oriental, e atuou como árbitro.

Sua trajetória na Colonial também foi marcada por apresentar programas de jornalismo e variedades. Em relação as músicas que selecionava para tocar na programação, era extremamente exigente com a qualidade das mesmas. Apreciava vários gêneros musicais, mas, sem dúvida, seu coração tocava no ritmo do samba. Foi um dos maiores apaixonados pelo Carnaval, que, com certeza, Três de Maio já conheceu.

Na política, foi filiado ao PDT e defendia os princípios e valores do trabalhismo com firmeza e convicção, sempre citando o ex-governador Leonel Brizola como exemplo de líder político. Fasolo chegou a concorrer a vereador em Três de Maio, mas não conseguiu se eleger.

Natural de Três de Maio, Luiz Cesar Fasolo nasceu em 1943 e morreu aos 82 anos na manhã desta quarta-feira (15/10). Ele ficou internado por 60 dias no Hospital Vida e Saúde em Santa Rosa e deixa a esposa Iloni Panzer Fasolo e os filhos Sabrina, Fabiano e Priscila.

O corpo está sendo velado na Funerária Três de Maio. A cerimônia de despedida está marcada para às 8h desta quinta-feira (16/10) e o sepultamento será no Cemitério da Comunidade.