Parte do Rio Grande do Sul, incluindo a Região Noroeste, tem alerta de grande perigo para temporais neste domingo (16/11), emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
A chuva deve chegar ao estado ainda na noite deste sábado (15/11). A meteorologista explica que um ciclone tende a se formar entre sábado e domingo e se deslocar para o oceano. “Porém, ele vai dar origem a uma frente fria que vai transitar entre os estados do Sul e em parte do Centro-Oeste”.
No domingo, o deslocamento de uma frente fria pelo Sul do país e o transporte de calor e umidade da Amazônia provocam pancadas de chuva em todo o Estado. Há risco para temporais com fortes rajadas de vento e eventuais quedas de granizo. As temperaturas diminuem em relação ao dia anterior.
Da manhã de domingo até a madrugada da segunda, há alerta vermelho de grande perigo para tempestades para o Noroeste, Missões, Fronteira Oeste, parte da região norte, central, sul e serrana. A previsão de acumulados de chuva maiores que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo.