Ouça agora

VOZ DO BRASIL

com A VOZ DO BRASIL

Agricultura

Unitec conta com serviço de assistência técnica para o controle da qualidade do leite

Unitec conta com serviço de assistência técnica para o controle da qualidade do leite
  • 08/12/2025 - 20:45

A assistência técnica voltada ao controle da qualidade do leite desempenha um papel essencial para garantir a segurança alimentar e a valorização da cadeia produtiva. A Unitec disponibiliza este serviço em seu portfólio. Por meio de orientações especializadas, os produtores recebem suporte para aprimorar práticas de manejo, higiene, armazenamento e transporte, assegurando que o leite chegue às indústrias dentro dos padrões exigidos.

A associada Fernanda Zalamena Golin desenvolve esta atividade. Ela é técnica em Agropecuária, médica veterinária e reside em Tuparendi. Integrante do quadro social da cooperativa desde 2019, ela reforça que o trabalho é realizado em parceria com entidades sérias, que levantam uma lista de
produtores com potencial para iniciar o acompanhamento.

“Começamos com mudanças no teste de Contagem de Células Somáticas (CCS) individual, que é um indicador da qualidade do leite e da saúde da glândula mamária da vaca. Ele já nos dá um norte para sabermos quais são os animais mais afetados e que causam impacto maior no tanque”, detalha Fernanda.

Ela afirma que também é acompanhada a ordenha e realizado o teste de CMT (California Mastitis Test), método que diagnostica mastite subclínica em vacas leiteiras, identificando a quantidade de células somáticas no leite. “Após acompanhar o manejo, fazemos algumas alterações na ordenha e na rotina com os animais e, depois disso, avaliamos os resultados”, destaca a profissional.

Segundo a profissional, a região ainda é carente de informações corretas e acessíveis”. “Muitos produtores não crescem e não permanecem na atividade não por falta de vontade, mas por falta de conhecimento. Geralmente, os projetos que realizam envolvem mais ajustes de manejo e rotina do que investimentos em estrutura ou aquisição de animais. Melhoramos o que eles já têm.”

Fernanda conta que, desde o primeiro semestre da faculdade, foi bolsista e atuou em laboratório de pesquisa e em propriedades leiteiras, e nas férias realizava estágios. “Iniciei a carreira trabalhando com vendas, mas meu amor pelo funcionamento das propriedades sempre falou mais alto. Em 2019 fui técnica de campo do Programa Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, e hoje tenho muita procura de propriedades que não param de crescer e me fazem buscar sempre mais conhecimento”, finaliza.

Interessados em contratar o serviço podem entrar em contato com a Unitec, localizada na Avenida Santa Rosa, 301, em Três de Maio, ou pelo telefone/WhatsApp (55) 3535-2052.

As informações são da Assessoria de comunicação Unitec