O presidente da Câmara de Vereadores de Três de Maio, Delmar Mébius (PP) decidiu cumprir o mandato de dois anos à frente da Casa Legislativa. O período bianual está previsto na Lei Orgânica do município. Em entrevista à Rádio Colonial, Mébius afirmou que o objetivo de permanecer no cargo é “dar sequência ao bom trabalho da atual mesa diretora.”
O vereador Alexandre Ott (PP), também em entrevista à Colonial, criticou a decisão do colega. Ott tinha a intenção de disputar a presidência da Câmara no fim de 2025. Para isso, Mébius teria de renunciar à presidência, visto que o mandato bianual é estabelecido pela Lei Orgânica.
Ott afirmou que no início da atual legislatura uma reunião entre os vereadores da situação definiu que a gestão do presidente seria de apenas um ano, de acordo com o Regimento Interno da Câmara. O objetivo, segundo ele, seria possibilitar que um número maior de parlamentares assumisse o cargo mais alto do Legislativo.
Além do prestígio político e da maior visibilidade nas atividades legislativas, o presidente da Câmara tem direito a um acréscimo de 50% no salário de vereador. O valor é de R$ 6.400. Desta forma, o presidente recebe R$ 9.600.