As guias para o pagamento do IPTU 2026 estão disponíveis dos proprietários de imóveis urbanos desde o dia 2 de janeiro no site da Prefeitura de Três de Maio. Conforme o agente tributário da Secretaria Municipal da Fazenda, Manuel Gomes, neste ano os valores do imposto tiveram atualização de 4,18%, referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Em entrevista à Rádio Colonial nesta terça-feira (06/01), Gomez aponta como principal novidade para este ano a possibilidade de o contribuinte quitar o IPTU antecipado em cota única já no dia 12 de fevereiro, com 12% de desconto. Antes o calendário iniciava em março.
O contribuinte que optar por pagar à vista até 12 de março obterá 9% de desconto. Também é possível deixar para quitar até 14 de maio, porém aí não terá mais desconto.
Outra possibilidade é pagar o IPTU de forma parcelada, com vencimento a cada dois meses, em março, maio, julho, setembro e novembro.
É possível solicitar nos guichês da Fazenda municipal boletos impressos para fazer o pagamento.
Já os tradicionais carnês impressos ainda não foram entregues pela gráfica contratada pela prefeitura.
Segundo Manuel Gomes, Três de Maio tem em torno de 12,5 mil imóveis cadastrados que pagam IPTU.
Do total arrecadado com o IPTU, 25% são destinados à educação e 15% à saúde, conforme determina a Constituição. O restante dos recursos é aplicado em obras, manutenção de serviços públicos e ações de infraestrutura realizadas pela prefeitura de Três de Maio.