Ouça agora

ESTÚDIO 94

com JEFERSON PERCOSKI

Geral

Semana Santa intensifica comercialização de peixes na região

Semana Santa intensifica comercialização de peixes na região
Foto: José Schafer/Emater/RS-Ascar
  • 02/04/2026 - 12:46
  • Atualizado 02/04/2026 - 12:46

 Semana Santa impulsiona a comercialização de peixes na região administrativa de Santa Rosa, com estimativa de cerca de 367,3 toneladas de pescado comercializadas neste período. O levantamento foi realizado pelos 45 escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, que apontam que mais de 355 toneladas são provenientes de açudes, evidenciando a força da piscicultura regional. Também se destaca o fortalecimento da pesca artesanal, com mais de 11,2 toneladas oriundas de rios.

A atividade representa uma importante oportunidade de diversificação de renda, além de contribuir para a consolidação de cadeias curtas de produção, o fortalecimento da agricultura familiar e da pesca artesanal, e o acesso da população a alimentos de qualidade.

A comercialização ocorre por meio de 19 feiras municipais, 20 empreendimentos de pesque-pague, seis agroindústrias legalizadas, além da venda direta em propriedades rurais e por pescadores artesanais.

Os peixes são ofertados em diferentes formas, como inteiros, eviscerados e em filés. Entre as principais espécies comercializadas estão as carpas cabeça-grande, capim, húngara e prateada, com previsão de venda de 159.595 quilos. A tilápia também se destaca, com estimativa de 171.395 quilos comercializados. Outras espécies ofertadas são a piava (6.750 kg), jundiá (4.220 kg), pacu (3.770 kg), cascudo (6.500 kg) e traíra (3.280 kg).

De acordo com o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Jorge João Lunardi, o incentivo à piscicultura é contínuo na região. Em 2025, a instituição prestou assistência direta a 151 piscicultores, que comercializaram aproximadamente 460 toneladas de pescado, com destaque para carpas e tilápias. O trabalho envolve orientações sobre manejo de açudes e dos animais, alimentação, aspectos sanitários e ambientais, além do acesso a políticas públicas e processos de legalização de agroindústrias.

Outro destaque é a distribuição de mais de 300 mil alevinos, realizada por meio de parcerias entre prefeituras, Emater/RS-Ascar, associações e empresas, fortalecendo a produção local.

A atuação da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), também abrange o acompanhamento de 255 pescadores artesanais em dez municípios situados às margens do Rio Uruguai e seus afluentes, incentivando a produção de pescado com qualidade, organização da atividade e sustentabilidade. A Instituição, em conjunto com parceiros, participa ainda de mutirões de limpeza do rio.

Além do apoio à produção, a entidade promove o consumo de pescado por meio da divulgação de receitas, orientação sobre boas práticas de manipulação e a realização de jantares temáticos em diversos municípios, reunindo milhares de consumidores.