Ouça agora

ALVORADA MUSICAL

com PAULO MARQUES

Polícia

MPF denuncia três por fraude na fiscalização de derivados do leite no RS

  • 23/02/2017 - 18:45
MPF denuncia três por fraude na fiscalização de derivados do leite no RS
Foto: DIOGO ZANATTA /Agencia RBS
O Ministério Público Federal denunciou três pessoas acusadas de fraudar o sistema de fiscalização sanitária no Rio Grande do Sul. A denúncia do procurador da República em Novo Hamburgo Celso Três é resultante da Operação Pasteur, da Polícia Federal, que constatou que servidores do Ministério da Agricultura cobravam propina para fazer vistas grossas à fraude em indústrias gaúchas, permitindo que chegasse à população produtos adulterados e nocivos ao consumo humano. Foram denunciados dois dirigentes de uma empresa de laticínios que possui filial em Ivoti e um servidor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que atuava como agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal.
A investigação apurou um esquema de corrupção, no qual os representantes da empresa realizavam pagamentos mensais ao servidor público que variavam de R$ 1.800,00 a R$ 2.500,00 com o intuito de obter privilégios durante vistorias. O pagamento constava como custo operacional da empresa, identificado nas planilhas apreendidas como "despesas MAPA".
O produto liberado para consumo, além de não passar pelo controle de qualidade sanitária, estava vencido ou era sobra do envase do leite. A Operação Pasteur, que resultou em outros processos criminais, é um desdobramento de Operação Leite Compen$ado, do Ministério Público Estadual, que desarticulou esquema de fraude na produção e distribuição de leite no Rio Grande do Sul.
Postado por Paulo Marques
Fonte: Radio Gaucha