Ouça agora

STUDIO 94

com JONATAN MAGUILA

Polícia

Janot prepara 30 pedidos de inquérito com base nas delações da Odebrecht

Janot prepara 30 pedidos de inquérito com base nas delações da Odebrecht
Foto: José Cruz /Agência Brasil
  • 02/03/2017 - 09:19
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, trabalha para apresentar na próxima semana os primeiros pedidos de abertura de inquérito com base nas delações de executivos da Odebrecht. A lista de Janot vem sendo aguardada desde dezembro passado, quando foram concluídos os acordos de delação com 78 executivos da maior empreiteira do País.
Pelo menos 30 pedidos contra ministros, senadores e deputados já estão prontos para serem apresentados ao Supremo Tribunal Federal. Segundo o jornal O Globo, entre os alvos dos pedidos está pelo menos um ministro do Tribunal de Contas da União. Até o momento, três ministros do TCU já foram citados nas investigações da Operação Lava-Jato: Aroldo Cedraz, Raimundo Carreiro e Vital do Rêgo.
Os procuradores também estão finalizando os pedidos de inquéritos a serem apresentados ao Superior Tribunal de Justiça contra governadores suspeitos de receberem propina para facilitar a concessão de contratos da Odebrecht.
O desmembramento da Lava-Jato em investigações locais deverá resultar em um número ainda mais expressivo de futuros pedidos de inquérito. Os executivos da Odebrecht citaram mais de 130 políticos de vários partidos como destinatários de dinheiro do caixa 2 da empresa.
Postado por Paulo Marques
Fonte: R