Horário sem programação!

Polícia

Onze presos são isolados após descoberta de túnel no presídio de Passo Fundo

Onze presos são isolados após descoberta de túnel no presídio de Passo Fundo
Foto: Divulgação /Divulgação
  • 06/08/2017 - 10:38
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) decidiu por realização de perícia e de uma inspeção no presídio de Passo Fundo somente na próxima segunda-feira. O objetivo é saber a dimensão do túnel escavado para a fuga de pelo menos 200 presos. Uma sindicância foi instaurada e 11 apenados foram isolados. 
O diretor da casa prisional, Renato Garlet, diz que as medidas foram tomadas por questões de segurança e para garantir a visita de familiares de detentos que ocorre durante este fim de semana. Uma cela, onde ficam presos sem ligação com facções criminosas e que estavam com dívidas com outros ocupantes do local, foi isolada. Ao todo, cem sacos com terra foram retirados, mas acredita-se que possa haver muito mais material no túnel. Até agora, sabe-se que tem uma profundidade de 1m50cm e um diâmetro de 80cm. 
- A perícia é justamente para confirmar o comprimento do túnel, mas o efetivo tem que garantir as visitas neste final de semana. No entanto, não foi preciso reforço de agentes e nem a presença da Brigada - destaca Garlet. 
Sindicância 
Uma sindicância foi instaurada para apurar a conduta dos 11 presos que estavam na cela onde o túnel estava sendo escavado. O isolamento dos apenados é por dez dias e a sindicância deve ser concluída em uma semana, apesar do prazo ser de três meses. Garlet diz que os presos devem sofrer sanções disciplinares de isolamento por 30 dias e a conclusão será encaminhada para a Justiça, o que pode interferir na progressão de regime dos envolvidos. 
Segundo o diretor do presídio, os cerca de 200 presos que poderiam fugir são de celas que ficam ao lado da cela isolada. Ele ainda ressalta que a direção sabia da escavação há pelo menos uma semana, mas ainda não sabia o local exato. Por isso, na sexta-feira (4) à noite foi montada uma operação com dez agentes penitenciários para impedir a fuga e lacrar provisoriamente a entrada do túnel. Garlet ainda apura por que a obra estava sendo realizada pelos 11 presos que não têm ligação com os demais detidos no presídio de Passo Fundo. A casa prisional tem 692 presos e a capacidade é para apenas 307.  Pelo menos outros três túneis já foram encontrados na mesma cadeia, em 2013, 2014 e 2016.
Postado por Paulo Marques
Fonte: Radio Gaucha