Ouça agora

RADIOJORNALISMO

com ALEXANDRE DE SOUZA

Geral

Luteranos celebram 500 anos da Reforma Protestante

Luteranos celebram 500 anos da Reforma Protestante
  • 23/10/2017 - 13:08
2017 tem um grande significado histórico para os evangélicos luteranos, pois é o ano em que se comemora os 500 Anos do Movimento da Reforma Protestante. Em Três de Maio, as duas igrejas luteranas herdeiras da Reforma, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (Ieclb) e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (Ielb) promovem eventos para marcar a data.
A Comunidade Evangélica São Paulo de Três de Maio vai realizar no próximo dia 31 uma caminhada e a festa chamada de Luter Fest no pátio da igreja. Também, será feito o plantio de uma macieira para simbolizar os ensinamentos de Lutero. 
A Reforma teve origem na cidade de Wittenberg, na Alemanha. O marco do movimento foi o dia 31 de outubro de 1517, quando o monge Martinho Lutero publicou 95 teses, escritas em alemão, na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, onde protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica e sugeriu mudanças. A sua atitude repercutiu muito. Solicitado a se retratar, Lutero não concordou em fazê-lo, a não ser que suas teses fossem derrubadas com argumentos bíblicos. Sendo assim, Lutero foi expulso da Igreja. O movimento ultrapassou as fronteiras e se estendeu a outros países da Europa, chegando ao Brasil em 1824, com a imigração alemã. 
A Reforma Protestante influenciou a política, a economia, a educação, a cultura e a ética. Lutero foi um dos principais defensores de que a educação era direito de todos, que o lucro obtido de forma ética não era pecado e que a Igreja e o Estado deveriam ser separados. 
O Brasil tem mais de 42 milhões de evangélicos, cujas igrejas surgiram da Reforma Protestante, de acordo com o IBGE. Somente em Natal, cerca de 20% da população professa ser evangélica.
A reforma é comemorada neste mês porque foi no dia 31 de outubro de 1517 que o monge Martinho Lutero pregou 95 teses teológicas na porta da Catedral de Wittemberg, na Alemanha. O ato marcou o início do movimento que ficou conhecido no mundo inteiro como Reforma Protestante e gerou transformações em doutrinas que duram até hoje.
 
Fonte: Reda