Ouça agora

SERTANEJA DA SAUDADE

com JONATAN MAGUILA

Agricultura

Produtores e técnicos contribuem em painel de custo de produção de pecuária de leite

Produtores e técnicos contribuem em painel de custo de produção de pecuária de leite
  • 13/09/2018 - 14:24
Encontrar o custo de produção da propriedade típica em Três de Maio que melhor represente a produção local. Este foi o objetivo do painel de custo de produção de pecuária de leite, do Projeto Campo Futuro, realizado na terça-feira, dia 11, em Três de Maio.
O evento, sediado pelo Sindicato Rural de Três de Maio, reuniu produtores de leite do município e técnicos do Senar-RS que atuam em ações que assessoram o produtor, como o projeto Pisa Fronteira Noroeste e o programa de ATeG. Estiveram conduzindo o painel o zootecnista Thiago Rodrigues, assessor técnico em pecuária de leite da CNA, de Brasília; Ivan Barreto, analista de custo de produção no Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), de São Paulo; e o economista do Sistema Farsul, Ruy Augusto da Silveira Neto, de Porto Alegre. Também integrou a comitiva o supervisor do Senar-RS Região Missões, Herton de Lima.
O Projeto Campo Futuro é um projeto nacional operacionalizado pelas Federações da Agricultura, com o apoio técnico das Assessorias Econômicas das Federações, da CNA e do CEPEA/USP. “Por meio destes painéis, são geradas informações para tomada de decisões. Três de Maio sedia um dos quatro eventos que estaremos realizando no Estado”, disse Rodrigues.
O assessor técnico em pecuária de leite da CNA conversou com os produtores de leite a fim de levantar demandas e o perfil do produtor local, para obter um número representativo da atividade. “Através desses dados, mantém-se um banco de dados com informações coletadas diretamente dos produtores rurais e de seus fornecedores. Dessa forma, é possível conhecer a realidade dos custos de produção enfrentados pelos produtores. Todas as pautas que daí decorrem baseiam-se em dados confiáveis coletados com quem produz”, acrescenta Rodrigues.
O presidente do Sindicato Rural de Três de Maio, Moacir Trevisan, agradeceu a comitiva pela escolha do município para o levantamento, aos produtores convidados e aos técnicos que contribuíram com os dados. “A participação do grupo todo foi muito válida. Foi uma manhã de muita informação e também de troca entre os presentes”, destaca Trevisan. Em 2015, Três de Maio também sediou o painel.
Após a finalização dos painéis, será divulgado o resultado de cada região.
 
Fonte: Reda