Ouça agora

ESTÚDIO 94

com JEFERSON PERCOSKI

Política

Requerimento para redução de salários de vereadores de Independência vai para Comissão

Requerimento para redução de salários de vereadores de Independência vai para Comissão
  • 27/08/2019 - 13:16
O requerimento encaminhado pela vereadora Sônia Tavares Souto (MDB) para que a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Independência elabore projeto para a redução do salário dos vereadores foi baixado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final. Compete a comissão, analisar e emitir parecer sobre os aspectos constitucional, legal e regimental.
A vereadora tentou colocar o documento na pauta de discussões em Plenário na sessão de hoje (26), mas não obteve êxito. 
Sônia disse que a redução do salário atende a uma reivindicação da comunidade, a qual segundo ela, não concorda com o atual valor dos vencimentos dos parlamentares. 
- Eu sou enfermeira e tenho contato com dezenas de pessoas todos os dias. E, praticamente, todas elas criticam o valor dos salários dos vereadores – afirmou Sônia.
A vereadora também disse que está arrependida de ter entrado na política. Sônia afirmou que as campanhas eleitorais em Independência são movidas pela compra de voto.
- Se arrependimento matasse, eu estaria morta por ter me metido nessa. É uma vergonha a troca de favores nas eleições. Por isso, esse requerimento que eu fiz é uma também uma tentativa de moralizar a política em nosso município porque somente iriam concorrer aqueles candidatos que querem trabalhar pelo povo, sem tirar vantagem com o salário ou diárias – afirmou a vereadora.
Já o vereador Adilar Meller disse que a proposta para diminuir os subsídios dos vereadores não passa de demagogia. 
- Isso é politicagem. A vereadora Sônia foi deselegante com os colegas – criticou.
Jaílson Redel, por sua vez, criticou a ação de algumas pessoas que colaram cartazes em locais públicos da cidade para criar um ambiente contrário aos vereadores. 
- Eu arranquei os cartazes que eu encontrei. Ninguém teve coragem de me impedir. Podem falar o que quiserem, eu quero fazer o bem para o povo – desabafou.
Um movimento também pretendia apresentar projeto de iniciativa popular para reduzir o salário dos vereadores. No entanto, somente a Câmara pode propor projeto de lei neste sentido. 
Em tese a redução dos subsídios dos vereadores deve ser definida por ato normativo da respectiva Câmara Municipal, desde que a fixação dos subsídios seja feita numa legislatura, antes das eleições municipais, para vigência na legislatura seguinte".
O valor que um vereador pode ganhar de salário depende de diversos fatores: a lei orgânica do município, a Constituição Federal, a receita e o tamanho da população municipal.
O inciso VI do artigo 29 da Constituição Federal determina que o salário de um vereador depende do salário de um deputado estadual e do tamanho do município. Assim, dependendo do tamanho do município, o salário de um vereador pode variar entre 20% e 75% do salário de um deputado estadual. Por exemplo, em um município com menos de 10 mil habitantes, caso de Independência, os vereadores não podem receber mais do que 25% do valor do que um deputado estadual recebe.
Além disso, a Constituição determina que o total de remunerações de todos os vereadores não pode ser maior que 5% da receita do município e que a Câmara Municipal não pode gastar mais de 70% da sua receita com a folha de pagamento, incluindo os gastos com subsídios dos vereadores.
 
Fonte: Reda