Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Política

Frei Sérgio Görgen, ex-deputado estadual, morre aos 70 anos

Frei Sérgio Görgen, ex-deputado estadual, morre aos 70 anos
Foto: Movimento dos Pequenos Agricultores via Agência Brasil
  • 03/02/2026 - 21:18
  • Atualizado 03/02/2026 - 21:27

Morreu nesta terça-feira (03/02), aos 70 anos, frei Sérgio Görgen, liderança histórica do movimento camponês no Brasil. Militante de organizações de luta pela reforma agrária, Frei Sérgio foi um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e deputado estadual pelo PT entre 2002 e 2006. Foi também dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Sua trajetória foi marcada pela luta em favor da agricultura e dos trabalhadores rurais.

“Frei Sérgio dedicou sua existência à articulação política e espiritual dos excluídos. Foi peça fundamental na fundação do MPA em 1996, nascido da urgência das secas e da necessidade de voz para o pequeno agricultor”, disse o movimento, em nota.

A organização ressalta que a morte do frei "deixa um vazio imenso na luta social brasileira'", mas ressalta o legado de seu trabalho em defesa da soberania alimentar e da dignidade das pessoas do campo. 

Frei Sérgio, membro da Ordem dos Franciscanos, deixou obras referenciais como Trincheiras da Resistência Camponesa e A Gente Não Quer Só Comida, em que teorizou e denunciou a exploração dos camponeses.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte de Frei Sérgio e lembrou o importante apoio espiritual que recebeu dele durante a prisão em Curitiba.

“A fé e as sábias palavras de Frei Sérgio durante suas visitas em Curitiba me ajudaram a atravessar com força e esperança os momentos difíceis da prisão injusta a que fui submetido. Ele carregava consigo uma história de vida exemplar. De luta e de sacrifícios pessoais – incluindo greves de fome – para garantir os direitos daqueles que vivem da agricultura familiar”, disse o presidente, nas redes sociais.