Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ALEXANDRE DE SOUZA

Agricultura

Metade do trigo cultivado no RS está em fase de floração

Metade do trigo cultivado no RS está em fase de floração
Foto: Divulgação / Marconi Flach
  • 22/09/2019 - 19:52
Apresentando bom desenvolvimento, a cultura do trigo entra agora no que é conhecido como o período crítico, pois o plantio está na fase de espigamento, altamente vulnerável a variáveis climáticas.
De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar na quinta-feira (19), 19% das lavouras encontram-se em desenvolvimento vegetativo (perfilhamento e alongamento do colmo), 50% em floração, 30% na fase de enchimento do grão e 1% madura e pronta para a colheita. Nesta safra, a área estimada pela Emater/RS-Ascar para o cultivo do trigo é de 739,4 mil hectares.
Na regional de Santa Rosa, que representa 27% da área de trigo do Estado, devido às temperaturas elevadas para a época, percebe-se forte pressão de inóculos e agentes patógenos das doenças foliares sobre as lavouras de trigo, sendo necessário manter regularmente as aplicações de fungicidas para controle de oídio e também de manchas foliares e ferrugem.
Muitas lavouras estão recebendo a terceira aplicação de fungicidas, e produtores aplicam inseticida para controle da infestação de pulgão. Apesar da necessidade desses manejos fitossanitários, o aspecto geral das lavouras de trigo é considerado bom. Até o momento, a tendência é a manutenção da produtividade média para a região, acima de 2,5 toneladas por hectare.
 
Fonte: Site do Governo do Estado do Rio Grande do Sul