Horário sem programação!

Eventos

Aberta oficialmente a 21ª Expodireto Cotrijal em Não-Me-Toque

  • 02/03/2020 - 20:33
Aberta oficialmente a 21ª Expodireto Cotrijal em Não-Me-Toque
Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini
Em clima de otimismo, foi dada a largada da 21ª Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras de agronegócio da América Latina. A cerimônia de abertura do evento ocorreu nesta segunda-feira (2/3), no Parque da Expodireto, em Não-Me-Toque, no norte do Estado, e contou com a presença do governador Eduardo Leite, da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, de lideranças políticas e representantes de entidades ligadas ao setor agropecuário.
Durante o discurso, Leite fez um balanço das ações desenvolvidas pelo governo com foco no aumento da competitividade. O chefe do Executivo gaúcho citou a Reforma RS, as concessões de estradas em andamento por meio de parceria com o BNDES, o novo Código Ambiental e o já anunciado terminal logístico do arroz, que irá aumentar a capacidade de armazenamento do cereal no porto do Rio Grande.
- O tema da competitividade é a diretriz do nosso governo, é o que nos guia. Depois de o Brasil enfrentar a pior recessão de sua história, recessão que gerou 13 milhões de desempregados no país, não há outra agenda que não a de geração de empregos, riqueza e desenvolvimento econômico - afirmou Leite.
O governador destacou ainda o empenho do Executivo na recuperação da ERS-142, inaugurada no domingo (1°). O trecho entre Carazinho e Não-Me-Toque é a principal via de acesso à Expodireto e estava entre as obras de pavimentação prioritárias do governo gaúcho. A rodovia, considerada essencial para o escoamento da produção agrícola da região, contou com investimento total de R$ 20 milhões, custeados com recursos do Banco Mundial e do Tesouro do Estado.
O presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Mânica, agradeceu o empenho do governador, que havia anunciado a obra havia um ano, na Expodireto 2019. De acordo com a Mânica, a rodovia é fundamental para o desenvolvimento da região e da feira.
- É disso que precisamos, governador. Iniciar e logo entregar uma obra. Salvar vidas, melhor a logística. Temos muito a agradecê-lo por essa conquista - disse.
Durante a abertura, a ministra Tereza Cristina defendeu a força da agricultura brasileira e afirmou que um dos principais focos da pasta é a conquista de novos mercados pelo mundo.
- O Brasil precisa ser mais ousado. Temos terra, temos água, temos produtores especializados. Temos tecnologia para mandar nossos produtos para o mundo todo - sentenciou.
O grande destaque da 21ª Expodireto Cotrijal é a Arena Agrodigital, que promete revelar muita inovação durante os cinco dias de feira. Criada para reunir 22 grandes empresas e 15 startups do agronegócio mundial, a arena é um espaço de 1,6 mil metros quadrados que servirá para demonstrar as tecnologias digitais que estão transformando a vida dos produtores rurais.
- A arena vai ser um marco e um divisor de águas. Será o xodó da Expodireto - disse Mânica. 
A busca por soluções que tragam ganhos de produtividade e, consequentemente, de renda, é uma das prioridades dos produtores rurais de grande, médio e pequeno portes. Por isso, aproximar máquinas de alta tecnologia e produtos de ponta dos potenciais compradores é outra característica importante da feira, que este ano conta com mais de 500 expositores. Na Expodireto, a presença de instituições financeiras facilita o acesso a linhas de crédito de órgãos oficiais ou empresas privadas.
A troca de experiências e de conhecimento também marca essa edição da feira. Boa parte da programação é composta por mesas de discussão, ciclos de palestras e fóruns sobre as cadeias produtivas da soja, milho, leite e trigo. Também serão discutidos temas como agricultura 4.0, preservação do ambiente e integração de lavouras e pecuária.
Após a cerimônia de abertura, o governador e demais autoridades participaram da homenagem ao ex-ministro da agricultura, o engenheiro agrônomo Alysson Paulinelli, que teve o nome gravado em uma placa na calçada da fama da Expodireto. 
Depois, ao lado de Tereza Cristina, Leite esteve na entrega de títulos definitivo de posse de terra a 29 famílias de assentados do município de Não-Me-Toque. Leite também aproveitou para caminhar pela feira, passando pela Arena Agrodigital. Ao conhecer os espaço, o governador enalteceu a iniciativa da organizado da Expodireto.
- Nos tempos de constante mudança que nós vivemos, o novo fica velho rapidinho. Se não tivermos disposição de nos renovarmos todos os dias, seremos superados. O Rio Grande do Sul já é referência em agrotec e em produção de máquinas e implementos agrícolas. Mas precisamos estar permanentemente sintonizados com a evolução tecnologia. Este espaço contribui exatamente para isso - disse Leite.
Também participaram do evento o vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, senadores e deputados estatuais e federais.
A Expodireto Cotrijal vai até sexta-feira (6/3), e a expectativa da organização do evento é receber cerca de 250 mil pessoas de mais de 70 países.
O quê: 21ª Expodireto Cotrijal
Quando: de 2 a 6 de março, das 8h às 18h 
Onde: parque da Expodireto (km 24 da ERS-142, em Não-Me-Toque)
Fonte: Texto: Guilherme Hamm / Pal