Ouça agora

STUDIO 94

com JEVERSON MARTINS

Agricultura

Vacinação contra febre aftosa é prorrogada até dia 24

  • 13/04/2020 - 22:30
  • Atualizado 14/04/2020 - 02:02
Vacinação contra febre aftosa é prorrogada até dia 24
Fernando Dias/Ascom Seapdr

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, anunciou hoje a prorrogação até o dia 24 de abril da etapa única de vacinação do rebanho gaúcho bovino e bubalino contra a febre aftosa. A vacinação estava prevista para terminar nesta terça-feira, atendendo ao cronograma do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que pretende entregar à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em maio, a candidatura do Rio Grande do Sul à evolução de status sanitário para zona livre de febre aftosa sem vacinação.

De acordo com o secretário Covatti, a decisão de ampliar o prazo de vacinação foi adotada apenas para facilitar o procedimento aos pecuaristas durante a pandemia. O secretário garante que o Estado já ultrapassou os 30% de rebanho imunizado, o que corresponde a 3,8 milhões de cabeça, e que este é o índice exigido pelo Mapa para entregar os documentos necessários à mudança de status.

A comprovação de aplicação da vacina deve ser feita pelos produtores até o dia 30 abril, preferencialmente pelo site da Seapdr ou nas inspetorias veterinárias dos municípios que trabalham em regime de plantão.

Fonte: Com informações do jornal Correio do Povo