Horário sem programação!

Política

Edson Brum defende que RS decrete estado de calamidade por causa da estiagem

Edson Brum defende que RS decrete estado de calamidade por causa da estiagem
Joel Vargas/Assembleia Legislativa do RS
  • 23/04/2020 - 16:09
  • Atualizado 24/04/2020 - 00:07

Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, o deputado Edson Brum (MDB) solicitou durante a sessão plenária virtual desta quarta-feira (22) que o governador Eduardo Leite encaminhe um decreto de calamidade pública amplo, em nome de todo o Rio Grande do Sul, por causa da estiagem e pela falta de recursos hídricos. O pedido foi feito ao líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes (PP).

Brum destacou que o governo federal atendeu as principais reivindicações dos agricultores atingidos pela seca e que tiveram o apoio da Frente Parlamentar. Entre elas, está a renegociação das dívidas e a liberação de R$ 65 milhões para as cooperativas. No entanto, algumas têm encontrado dificuldades em acessar os recursos.

“São cooperativas que atuam em 20 municípios, por exemplo, onde 10 deles decretaram a situação de calamidade e outros 10 não. Aí elas não têm acesso ao crédito. Por isso, sugerimos junto com a Comissão de Agricultura, Fetag, Farsul e demais deputados que estão nesta luta para que o governo faça um decreto único e amplo”, justificou.

Embora 275 municípios gaúchos tenham emitido o decreto por causa da estiagem, até o momento, o governo federal havia reconhecido o estado de emergência apenas para 163 cidades.

“A situação é muito grave. Temos aproximadamente 150 municípios que estão levando água para consumo humano por meio de carro-pipa. Em outros, como Santa Cruz e Bagé, a previsão é de ter água por mais 30 a 45 dias caso não chova significativamente”, alertou.

Fonte: Melissa Bulegon/Assembleia Legislativa do RS