A Caixa realiza nesta quarta-feira (22) cinco pagamentos diferentes do auxílio emergencial. Aniversariantes de janeiro recebem via poupança digital a quarta, terceira, segunda ou primeira parcela, conforme a data em que tiveram o cadastro aprovado. Além disso, está liberado o saque da quarta parcela a inscritos no Bolsa Família que têm o NIS (Número de Identificação Social) terminado em 3.
Apenas quem é do Bolsa Família pode sacar o dinheiro. Os demais beneficiários do auxílio emergencial, por enquanto, só podem movimentar a poupança pelo aplicativo Caixa Tem (Android e iOS), que permite pagamento de contas e boletos e compras por meio de cartão virtual.
Estes pagamentos valem para quem se inscreveu pelo aplicativo ou site, ou que já estava no Cadastro Único mas não é beneficiário do Bolsa Família. A parcela depende de quando o cadastro foi aprovado pelo governo, de acordo com o seguinte critério:
1ª parcela: quem teve o cadastro aprovado em julho e não recebeu
nenhum pagamento
2ª parcela: quem começou a receber o auxílio entre o final de junho e o
começo de julho
3ª parcela: quem começou a receber o auxílio em maio
4ª parcela: quem começou a receber o auxílio em abril
A Caixa mudou a forma de realizar os pagamentos, que agora são feitos por ciclos. A cada ciclo, todos os beneficiários (menos os do Bolsa Família) recebem uma parcela conforme o mês de nascimento.
Não importa em qual etapa o beneficiário esteja, ele deve receber um pagamento por ciclo até ter completado cinco parcelas, que é o que todo aprovado tem direito.
A cada ciclo há dois calendários, ambos levando em conta a data de nascimento do trabalhador.
No primeiro calendário do "Ciclo 1", entre 22 de julho e 26 de agosto, o dinheiro será depositado em uma poupança digital da Caixa e, nesse caso, os valores podem ser usados apenas para pagamento de contas e boletos e para compras por meio de cartão virtual. É necessário usar o aplicativo Caixa Tem.
O segundo calendário do "Ciclo 1", entre 25 de julho e 17 de setembro, é para o saque do auxílio ou para transferir o dinheiro a outra conta.