Horário sem programação!

Esportes

Com gols de Jean Pyerre e Maicon, Grêmio vence o Goiás e segue em alta no Brasileirão

No jogo em que Renato bateu recorde de jogos no comando do time, Tricolor igualou pontuação do quarto colocado no campeonato

Com gols de Jean Pyerre e Maicon, Grêmio vence o Goiás e segue em alta no Brasileirão
Marco Favero / Agencia RBS
  • 30/11/2020 - 20:06

O recorde que Renato Portaluppi atingiu na partida desta segunda-feira, diante do Goiás, foi celebrado com mais três pontos no Brasileirão. O Grêmio venceu a partida atrasada da sexta rodada contra o lanterna da competição por 2 a 1, no dia em que o técnico chegou a 384 jogos à frente do time em que também brilhou como atleta, alcançando o topo da lista. 

O resultado deixa sua equipe na sétima posição, mas com os mesmos 37 pontos de Inter, Santos e Palmeiras, atrás pelo número de vitórias. Só que ainda tem um jogo atrasado, contra o Flamengo, em casa. 
Antes do jogo, Renato comentou sobre a marca histórica:
— Fico muito feliz por isso, agradeço ao presidente, à torcida e ao meu grupo, que sem eles não estaria aqui.

O rodízio de jogadores do Grêmio encontrou Pepê, que disputou 19 partidas seguidas como titular. O atacante foi preservado dos titulares, com Ferreira em seu lugar. Outra novidade foi Maicon de volta ao time, deixando Darlan no banco. Kannemann ainda não se recuperou de dores musculares e ficou fora do banco, bem como Pinares, que teve quadro de gripe. Segundo o clube, porém, nenhum jogador foi testado positivo para covid-19.

O jogo começou exatamente como se previa, O Grêmio trocando passes, retendo a bola, e o Goiás retrancado, esperando algum erro para buscar o contra-ataque. A primeira conclusão foi aos seis minutos. Luiz Fernando arrancou pela direita e fez um cruzamento na medida, onde chegava Diego Souza. O centroavante deu um cabeceio de futevôlei e Tadeu defendeu de manchete, como se fosse vôlei. Aos nove, de novo pela direita, Luiz Fernando apareceu na ponta e desta vez bateu cruzado. Tadeu pôs o corpo à frente da bola e impediu o gol.

A pressão do Grêmio, que não deixava o Goiás respirar, virou gol aos 18 minutos. E veio justamente em razão de marcar em cima. O time visitante tinha dificuldade para sair jogando e Taylon, acossado, recuou para Tadeu. O goleiro ou se atrapalhou ou se confundiu ou se assustou, mas o fato é que deu um passe no pé de Jean Pyerre, sozinho, equilibrado e de frente para o gol. Sem trabalho, o camisa 10 concluiu entre Tadeu e a trave: 1 a 0.

A vantagem não mudou o panorama. O Grêmio seguiu com o ímpeto ofensivo e com o domínio da bola, e o Goiás tentando sobreviver. Em dois ataques, Jean Pyerre apareceu para concluir de cabeça: um foi nas mãos do goleiro, outra para fora (mas estava impedido). 

Chance para o Goiás, valendo, só aos 31. Miguel Figueira teve espaço pelo meio e alçou para Fernandão, que ganhou no ar de Rodrigues e cabeceou. Vanderlei defendeu parcialmente e depois se recuperou, para salvar o rebote.

Aos 41, Jean Pyerre deu um passe na medida para Ferreira, que entrou sozinho na área pela esquerda. O atacante, frente a frente com Tadeu, concluiu e o goleiro tirou com o pé. Diego Souza entrava livre pelo meio e ficou desesperado por não ter recebido com o gol vazio.

Na sequência, outra chance clara. Jean Pyerre chutou de longe, Tadeu espalmou mal, Luiz Fernando pegou o rebote e cruzou. Diego Souza dominou na área, deu um balãozinho em Taylon e foi bloqueado na hora do chute. Ferreira tentou de primeira, na sobra, mas concluiu longe do gol. O jogo foi para o intervalo no 1 a 0 mesmo.

O Goiás voltou do vestiário com três trocas: Rafael Moura, Heron e Rodrigues em campo, troca para o 3-5-2 e uma tentativa de equilibrar as ações. 

E não é que quase deu certo? Aos seis, um contra-ataque foi salvo por Rodrigues. Na cobrança, Rafael Moura ganhou de Geromel e David Duarte, livre, cabeceou no travessão.

Percebendo a dificuldade que seu time enfrentava, Renato resolveu mexer na equipe. A TV flagrou a conversa com seu auxiliar: "O Maicon tá morto". Pouco antes da troca, porém, o Grêmio chegou perto de ampliar. Matheus Henrique puxou o ataque e passou a Luiz Fernando, que ajeitou para o meio e bateu. A bola passou por Tadeu e se chocou com a trave.

Na sequência, a substituição _ que não envolveu Maicon: Pepê no lugar de Ferreira. Pois ter deixado o antigo capitão em campo foi bom para Renato. Aos 20, Jean Pyerre passou a Luiz Fernando, que cruzou rasteiro. Maicon entrou pelo meio e estufou a rede. O auxiliar marcou impedimento. Após revisão no VAR, gol confirmado: 2 a 0.

Mal deu tempo para comemorar, porém. João Marcos, que recém havia entrado recebeu um lançamento às costas da zaga. Em posição legal, ele dominou, ajeitou e venceu Vanderlei para diminuir o placar.

Renato fez substituições por atacado logo depois. Saíram Diego Souza, Maicon e Victor Ferraz (este aparentando sentir dores), entraram Churín, Lucas Silva e Orejuela. Pouco depois, foi a vez de Everton ocupar a vaga de Luiz Fernando.

Os novos integrantes participaram de outra boa jogada pela esquerda. Everton cruzou e Churín chegou completando, mas pegou mal e Tadeu salvou.

No final, o Grêmio soube administrar a vitória e garantir os três pontos que lhe aproximam da turma de cima.

Postado por Paulo Marques

Fonte: GZH